Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola
Resumo
A alfabetização na contemporaneidade ainda é um desafio para a escola,
muitos são os problemas encontrados no contexto escolar em relação aos alunos
que fracassam nas séries iniciais do ensino fundamental. Portanto, este artigo
monográfico trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada em duas escolas
públicas municipais do litoral do Rio Grande do Sul, com diferentes realidades,
sendo uma escola pioneira em educação inclusiva, e a outra escola ainda não está
organizada dentro da proposta de educação inclusiva. Objetivando analisar as
dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos educandos do segundo ano do
ensino fundamental dessas duas escolas, a fim de identificar a grande desigualdade
em relação aos fracassos nas classes de alfabetização que ocorrem nesses dois
contextos escolares, foi selecionada quatro professoras que atuam em classes de
alfabetização, sendo duas de cada escola que responderam um questionário com
questões abertas e fechadas, sobre suas práticas pedagógicas. Muitas são as
barreiras que os alunos precisam enfrentar até chegar à alfabetização, algumas em
relação ao seu meio social e familiar, e outras em relação à escola, aos métodos e
as práticas pedagógicas dos professores.