A inclusão dos alunos numa escola municipal de Divinolândia de Minas
Visualizar/ Abrir
Data
2010-12-16Autor
Souza, Maria da Consolação de França
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo monográfico tem como objetivo discutir a inclusão de alunos com
deficiência no ensino regular de uma escola do município de Divinolândia, e analisar
sobre o papel da Educação Especial como sistema de apoio e recursos nesse
contexto, a partir de uma revisão bibliográfica, utilizando como instrumentos a
observação e entrevista. Inicialmente, é apresentada a trajetória da Educação
Especial no Brasil, e como a mesma evoluiu até o atual modelo da Educação
Inclusiva, ressaltando também a questão da formação de professores para atender
aos alunos frente à inclusão. Logo após é realizada uma análise da proposta
curricular e estrutura física necessárias ao acesso de alunos com deficiência ao
ensino regular, bem como das condições que a escola precisa desenvolver para
garantir o aprendizado de seus alunos. E finalmente, é realizada reflexões acerca de
situações que o docente do ensino regular pode desenvolver em sala de aula, para
favorecer a aprendizagem de todos seus alunos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: