Saúde e educação: paradigma entre o serviço e o ensino da promoção da saúde no ambiente escolar
Resumo
O presente estudo versa sobre “Saúde e Educação: o Paradigma entre o
Serviço e o Ensino da Promoção da Saúde no Ambiente Escolar”. Consiste em uma
revisão bibliográfica buscando analisar qualitativamente as vertentes científicas da
produção sobre o ensino da promoção da saúde a partir da infância na educação
básica, trazendo a problemática à reflexão das responsabilidades, direitos e
deveres. Interagente aos papéis dos Ministérios da Saúde e da Educação, e linear
aos principais documentos internacionais busca relacionar as políticas públicas
vigentes ao foco identificado na produção científica, segundo os tipos de produção,
período de publicação, distribuição dos periódicos de publicação, objetivos da
pesquisa, delineamento da pesquisa, área de concentração do primeiro autor, e
abordagem de conteúdo. Visa ainda identificar possíveis fatores limitantes ao
processo de construção do saber que possam intervir no ensino da promoção à
qualidade de vida saudável e prevenção de agravos às coletividades. Discussão e
Conclusão: apesar dos discursos e estudos proporem uma visão interagente,
participativa, co-responsabilizadora, multidisciplinar e intersetorial na perspectiva de
propostas estratégicas à melhoria das condições de saúde a partir da promoção da
saúde em ambiente escolar, a aplicabilidade destas no contexto geral permanece
tradicionalista e verticalizada, suscitando a emergência da revisão do papel da
sociedade, em especial da educação, do serviço de saúde e do controle social em
construir propostas conjuntas, dinâmicas no tempo e espaço, com compromisso e
responsabilização de todos.
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