dc.contributor.advisor | Ceni, Giovana Cristina | |
dc.creator | Santos, Ana Cristina dos | |
dc.date.accessioned | 2019-09-25T15:45:11Z | |
dc.date.available | 2019-09-25T15:45:11Z | |
dc.date.issued | 2012-12-14 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18423 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This study deals with "Education and Health: Paradigm between the Service
and the Teaching of Health Promotion in School Environment". It consists of a
literature review seeking to analyze qualitatively the scientific aspects of the
production on the teaching of health promotion from childhood in basic education,
bringing the issue to reflect the responsibilities, rights and duties. Interacting roles of
the Ministries of Health and Education, and straight to the main international search
documents relating to current public policy focus identified in the scientific literature,
according to types of production, publication period, distribution of journals
publishing, research objectives, survey design, focus area of the first author, content
and approach. It also aims to identify possible limiting factors to the process of
knowledge construction that can intervene in promoting the quality of teaching
healthy living and disease prevention to communities. Discussion and Conclusion:
Despite the speeches and studies propose a vision interactant, participatory, coresponsability,
multidisciplinary and intersectoral the perspective of strategic
proposals for improvement of health through health promotion in the school
environment, the applicability of the general context traditionalist and remains
vertical, prompting the emergence of the review of the role of society, in particular
education, health service and social control in building proposed joint dynamics in
time and space, with commitment and accountability of all. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Promoção da saúde | por |
dc.subject | Saúde | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Health and education | eng |
dc.subject | Health promotion | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | Saúde e educação: paradigma entre o serviço e o ensino da promoção da saúde no ambiente escolar | por |
dc.title.alternative | Health and education: paradigm between the service and the teaching of health promotion in the school environment | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Francisco de Paula, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo versa sobre “Saúde e Educação: o Paradigma entre o
Serviço e o Ensino da Promoção da Saúde no Ambiente Escolar”. Consiste em uma
revisão bibliográfica buscando analisar qualitativamente as vertentes científicas da
produção sobre o ensino da promoção da saúde a partir da infância na educação
básica, trazendo a problemática à reflexão das responsabilidades, direitos e
deveres. Interagente aos papéis dos Ministérios da Saúde e da Educação, e linear
aos principais documentos internacionais busca relacionar as políticas públicas
vigentes ao foco identificado na produção científica, segundo os tipos de produção,
período de publicação, distribuição dos periódicos de publicação, objetivos da
pesquisa, delineamento da pesquisa, área de concentração do primeiro autor, e
abordagem de conteúdo. Visa ainda identificar possíveis fatores limitantes ao
processo de construção do saber que possam intervir no ensino da promoção à
qualidade de vida saudável e prevenção de agravos às coletividades. Discussão e
Conclusão: apesar dos discursos e estudos proporem uma visão interagente,
participativa, co-responsabilizadora, multidisciplinar e intersetorial na perspectiva de
propostas estratégicas à melhoria das condições de saúde a partir da promoção da
saúde em ambiente escolar, a aplicabilidade destas no contexto geral permanece
tradicionalista e verticalizada, suscitando a emergência da revisão do papel da
sociedade, em especial da educação, do serviço de saúde e do controle social em
construir propostas conjuntas, dinâmicas no tempo e espaço, com compromisso e
responsabilização de todos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul | por |