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dc.contributor.advisorCeni, Giovana Cristina
dc.creatorSantos, Ana Cristina dos
dc.date.accessioned2019-09-25T15:45:11Z
dc.date.available2019-09-25T15:45:11Z
dc.date.issued2012-12-14
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18423
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study deals with "Education and Health: Paradigm between the Service and the Teaching of Health Promotion in School Environment". It consists of a literature review seeking to analyze qualitatively the scientific aspects of the production on the teaching of health promotion from childhood in basic education, bringing the issue to reflect the responsibilities, rights and duties. Interacting roles of the Ministries of Health and Education, and straight to the main international search documents relating to current public policy focus identified in the scientific literature, according to types of production, publication period, distribution of journals publishing, research objectives, survey design, focus area of the first author, content and approach. It also aims to identify possible limiting factors to the process of knowledge construction that can intervene in promoting the quality of teaching healthy living and disease prevention to communities. Discussion and Conclusion: Despite the speeches and studies propose a vision interactant, participatory, coresponsability, multidisciplinary and intersectoral the perspective of strategic proposals for improvement of health through health promotion in the school environment, the applicability of the general context traditionalist and remains vertical, prompting the emergence of the review of the role of society, in particular education, health service and social control in building proposed joint dynamics in time and space, with commitment and accountability of all.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectPromoção da saúdepor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHealth and educationeng
dc.subjectHealth promotioneng
dc.subjectSchooleng
dc.titleSaúde e educação: paradigma entre o serviço e o ensino da promoção da saúde no ambiente escolarpor
dc.title.alternativeHealth and education: paradigm between the service and the teaching of health promotion in the school environmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Francisco de Paula, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão de Organização Pública em Saúde, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo versa sobre “Saúde e Educação: o Paradigma entre o Serviço e o Ensino da Promoção da Saúde no Ambiente Escolar”. Consiste em uma revisão bibliográfica buscando analisar qualitativamente as vertentes científicas da produção sobre o ensino da promoção da saúde a partir da infância na educação básica, trazendo a problemática à reflexão das responsabilidades, direitos e deveres. Interagente aos papéis dos Ministérios da Saúde e da Educação, e linear aos principais documentos internacionais busca relacionar as políticas públicas vigentes ao foco identificado na produção científica, segundo os tipos de produção, período de publicação, distribuição dos periódicos de publicação, objetivos da pesquisa, delineamento da pesquisa, área de concentração do primeiro autor, e abordagem de conteúdo. Visa ainda identificar possíveis fatores limitantes ao processo de construção do saber que possam intervir no ensino da promoção à qualidade de vida saudável e prevenção de agravos às coletividades. Discussão e Conclusão: apesar dos discursos e estudos proporem uma visão interagente, participativa, co-responsabilizadora, multidisciplinar e intersetorial na perspectiva de propostas estratégicas à melhoria das condições de saúde a partir da promoção da saúde em ambiente escolar, a aplicabilidade destas no contexto geral permanece tradicionalista e verticalizada, suscitando a emergência da revisão do papel da sociedade, em especial da educação, do serviço de saúde e do controle social em construir propostas conjuntas, dinâmicas no tempo e espaço, com compromisso e responsabilização de todos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sulpor


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