O consumo e a configuração do gênero na infância
Resumo
Este estudo visa compreender como se dá a configuração das concepções de gênero na infância a partir do consumo e de outros processos de socialização. Todo o trabalho estrutura-se em três eixos: o consumo, o gênero e a infância. O consumo foi pautado em suas esferas material e midiática a partir da relação com a cultura e com a mídia como um elemento que incide na vida das pessoas de diferentes formas. O gênero foi compreendido como uma construção sociocultural reforçada a partir de várias instâncias (como a mídia, a família e a escola) e referências simbólicas, que se estabelece desde a, e principalmente na infância, partindo do pressuposto de que os seres humanos, não nascem meninos ou meninas, mas sim, tornam-se social e culturalmente. A infância foi pautada com auxílio da psicologia do desenvolvimento com uma visão interacionista, considerando os processos de socialização a partir da escola e da família. Como predisposição metodológica utilizou-se a cartografia, cujo pressuposto é o direcionamento da atenção do/a pesquisador/a. Nesta pesquisa, a cartografia foi encarada como um modo de condução do estudo, na medida em que possibilita o auxílio nos passos a serem dados ao longo do trabalho. As técnicas que estruturam a coleta de dados foram a observação participante e a entrevista. Essas técnicas auxiliaram no mapeamento dos hábitos de consumo e das concepções de gênero das crianças. Como resultado destaca-se a atuação do consumo na configuração das concepções de gênero, principalmente através dos significados incutidos nos brinquedos e na apropriação coletiva desses, que segue uma lógica atrelada aos estereótipos sexuais.