Análise dos parques naturais de Canela/RS com ênfase nas atividades de educação ambiental
Resumen
A presente monografia teve como objetivo analisar as atividades de Educação Ambiental
realizadas nos Parques Naturais do município de Canela/RS, incluindo seus materiais de
divulgação e sua relação com a Educomunicação e o Turismo Sustentável. Deste modo,
inicialmente identificaram-se os parques com características naturais relevantes e elaborou-se
um questionário que foi virtualmente respondido pelos seus administradores. O questionário
foi composto por 15 questões que objetivavam a avaliar questões amplas e restritas sobre a
área dos parques como: sua localização e estruturas, administração, público, aspectos de
conservação, relação social e práticas de Educação Ambiental. Elaborou-se também uma
matriz com 53 critérios de análise para os folhetos, que foram avaliados pelo próprio autor.
Dos 17 parques naturais relacionados, 10 responderam ao questionário e apenas sete possuíam
materiais de divulgação. A partir deste trabalho verificou-se que existe um grande despreparo
em relação à administração dos parques sobre sua conservação e gestão. Evidencia-se também
o desconhecimento em relação aos fatores abióticos, bióticos e socioeconômicos dos parques,
os quais, a maioria, não possui plano de manejo. Há um profundo despreparo dos
administradores em relação aos conceitos de Turismo Sustentável e às próprias práticas de
Educação Ambiental, fazendo uso desses termos indiscriminadamente como marketing-verde.
Em relação aos folhetos, verificou-se que todos estavam muito aquém dos critérios propostos,
não contemplando os três focos de análise (Informações Gerais, Design e Educação
Ambiental). A fim de suprir este déficit, propõem-se um Guia de Turismo Sustentável para os
parques naturais presentes no município.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]
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