Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernández, Edgardo Gustavo
dc.creatorSomavilla, Catiuce
dc.date.accessioned2019-10-01T11:53:18Z
dc.date.available2019-10-01T11:53:18Z
dc.date.issued2010-09-30
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18457
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractChildren who are in the process of building the skills of reading and writing require a special attention to the improvement of its process of constructing knowledge. The use of Information and Communication in education reflects the importance of digital educational materials and teaching practices to enhance the teaching and learning. Based on these principles, the objective of this study the use of educational software designed to facilitate, contribute and benefit the written production and reading pleasure. For methodological approach we chose to practical classes, with the participation of students, in the turn opposite the classroom, in the computer lab. Based on the studies and presented in this work, we noticed that the use of educational software in literacy was very effective in the appropriation acts of reading and writing. Based on the studies and presented in this work, we noticed that the use of educational software in literacy was very effective in the appropriation acts of reading and writing. Educational software helps the student think, stand up and confront assumptions, providing opportunities to establish favorable conditions for the cognitive development of their autonomy. Educational context requires the incorporation of new technologies, but it is the responsibility of educators to intervene and seek to systematize the various tools available, integrating them as a teaching resource in order to create favorable conditions for learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectSoftwares educacionaispor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectICT (Technologies of Information and Communication)eng
dc.subjectEducational softwareeng
dc.titleBenefícios de softwares educacionais na alfabetização de criançaspor
dc.title.alternativeBenefits of educational software for children literacyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoCrianças que estão em fase de construção das habilidades da leitura e escrita necessitam de uma atenção especial para o aprimoramento de seu processo de construção dos conhecimentos. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação reflete a importância dos materiais educativos digitais e das práticas pedagógicas inovadoras para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem. Com base nesses princípios, objetiva-se, neste trabalho o uso de softwares educacionais que visam possibilitar, contribuir e beneficiar à produção escrita e a leitura prazerosa. Por proposta metodológica optou-se por aulas práticas, com a participação dos alunos, no turno oposto ao de aula, no laboratório de informática. Com base nos estudos feitos e apresentados neste trabalho, percebeu-se que o uso de softwares educativos na alfabetização se mostrou muito eficaz na apropriação dos atos de leitura e escrita. Os softwares educativos levam o aluno a pensar, levantar e confrontar hipóteses, estabelecer relações oportunizando condições cognitivas favoráveis para o desenvolvimento de sua autonomia. O contexto educacional exige a incorporação das novas tecnologias, mas cabe ao educador a responsabilidade de buscar e intervir para sistematizar as diversas ferramentas disponíveis, integrando-as como recurso pedagógico a fim de criar condições favoráveis de aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto