dc.contributor.advisor | Glufke, Ronaldo Martins | |
dc.creator | Schünemann, Débora | |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T12:14:33Z | |
dc.date.available | 2019-10-01T12:14:33Z | |
dc.date.issued | 2010-11-27 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18458 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article is a study on changes caused in the educational context as a result of integrating
technologies into activities at schoo. It objectives to analyze how this process occurs for changes
in teachers' pedagogical practices mediated by technology. It analyzes the factors that contribute
and hinder the realization of this process. This research is characterized by being a case study,
showing a qualitative approach, involving literature search, using as an instrument of data
collection the questionnaire. The target of the study were elementary school teachers from a local
public school in the city of Cachoeira do Sul.The results indicate teachers aware of the need for
training to learn the use of technology as an educational tool, capable of providing a contextual
education, democracy and quality, and factors that hinder this process are pointed out the lack of
technological resources available at school the lack of knowledge and technology and the barriers
imposed by management teams with centralized and bureaucratic profile that don't promote or
encourage access and use of the technology during teaching practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Capacitação de professores | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Pedagogical practice | eng |
dc.title | Professores e tecnologias: superando desafios para promover novas práticas pedagógicas | por |
dc.title.alternative | Teachers and technology: they're overcoming challenges to promote new teaching practices | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo faz um estudo sobre as mudanças causadas no contexto educacional em decorrência
da inserção das tecnologias nas atividades desenvolvidas na escola. Objetiva-se desta forma
analisar como ocorre este processo de mudanças na prática pedagógica dos professores mediada
por tecnologias, analisando os fatores que contribuem e os que dificultam a sua efetivação. Esta
pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso, apresentando uma abordagem qualitativa,
envolvendo pesquisa bibliográfica e utilizando como instrumento de coleta de dados o
questionário. O público alvo da pesquisa foram professores do ensino fundamental de uma escola
pública municipal do município de Cachoeira do Sul. Os resultados apontam para professores
conscientes da necessidade de capacitação para o aprendizado da utilização da tecnologia como
instrumento pedagógico, capaz de oferecer uma educação contextualizada, democrática e de
qualidade, e como fatores que dificultam este processo são apontados a falta de recursos
tecnológicos disponíveis na escola, a falta de conhecimento e domínio da tecnologia e as
barreiras impostas pelas equipes diretivas com perfil centralizador e burocrático que não
promovem nem incentivam o acesso e o uso das tecnologias durante a prática pedagógica. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |