Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGlufke, Ronaldo Martins
dc.creatorSchünemann, Débora
dc.date.accessioned2019-10-01T12:14:33Z
dc.date.available2019-10-01T12:14:33Z
dc.date.issued2010-11-27
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18458
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article is a study on changes caused in the educational context as a result of integrating technologies into activities at schoo. It objectives to analyze how this process occurs for changes in teachers' pedagogical practices mediated by technology. It analyzes the factors that contribute and hinder the realization of this process. This research is characterized by being a case study, showing a qualitative approach, involving literature search, using as an instrument of data collection the questionnaire. The target of the study were elementary school teachers from a local public school in the city of Cachoeira do Sul.The results indicate teachers aware of the need for training to learn the use of technology as an educational tool, capable of providing a contextual education, democracy and quality, and factors that hinder this process are pointed out the lack of technological resources available at school the lack of knowledge and technology and the barriers imposed by management teams with centralized and bureaucratic profile that don't promote or encourage access and use of the technology during teaching practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectCapacitação de professorespor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.titleProfessores e tecnologias: superando desafios para promover novas práticas pedagógicaspor
dc.title.alternativeTeachers and technology: they're overcoming challenges to promote new teaching practiceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo faz um estudo sobre as mudanças causadas no contexto educacional em decorrência da inserção das tecnologias nas atividades desenvolvidas na escola. Objetiva-se desta forma analisar como ocorre este processo de mudanças na prática pedagógica dos professores mediada por tecnologias, analisando os fatores que contribuem e os que dificultam a sua efetivação. Esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso, apresentando uma abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica e utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário. O público alvo da pesquisa foram professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal do município de Cachoeira do Sul. Os resultados apontam para professores conscientes da necessidade de capacitação para o aprendizado da utilização da tecnologia como instrumento pedagógico, capaz de oferecer uma educação contextualizada, democrática e de qualidade, e como fatores que dificultam este processo são apontados a falta de recursos tecnológicos disponíveis na escola, a falta de conhecimento e domínio da tecnologia e as barreiras impostas pelas equipes diretivas com perfil centralizador e burocrático que não promovem nem incentivam o acesso e o uso das tecnologias durante a prática pedagógica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto