dc.contributor.advisor | Machado Junior, Felipe Stanque | |
dc.creator | Sipmann, Laenir Ana Busanello | |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T12:53:50Z | |
dc.date.available | 2019-10-01T12:53:50Z | |
dc.date.issued | 2010-10-03 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18459 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article is about a case study that examined how the teaching strategies used with the support
of a collaborative blog contribute to the construction of knowledge in textual production, in
Portuguese, for High School class, in a public school in Três de Maio, Brazil. This research was
developed to the course of Specialization in Information and Communication Technologies apply at
Education, as a final work, in Distance Education, in the UAB system by Federal University of
Santa Maria, RS, during the year of 2010. This research was accomplished from July to August
2010, using qualitative methodology, through observation, evaluation of produced texts and
questionnaire. The use of teaching strategies with the support of a collaborative blog built by
students provided the writing of essay texts in which the educational objective was achieved in
large part related to the construction of knowledge on argumentation. It aroused the students to be
open to research, autonomy, critical thinking and the use of Internet as a support for learning
networking. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Blog colaborativo | por |
dc.subject | Produção textual | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Collaborative blog | eng |
dc.subject | Text production | eng |
dc.subject | Portuguese language | eng |
dc.title | A contribuição do blog colaborativo para a construção de conhecimentos em produção textual com alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública, no município de Três de Maio, RS | por |
dc.title.alternative | The contribution of the collaborative blog for the construction of knowledge in textual production with high school students: the study of a case in a public school in the municipality of Três de Maio, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta um estudo de caso que investigou como as estratégias didáticas
empregadas com o apoio de um blog colaborativo contribuem para a construção de
conhecimentos em produção textual, em Língua Portuguesa, para turma do Ensino Médio, de uma
escola pública, de Três de Maio, RS. Esta pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida dentro do
trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da
Comunicação Aplicadas à Educação, EAD no sistema UAB, pela Universidade Federal de Santa
Maria, RS, durante o ano de 2010. A pesquisa foi realizada no período de julho e agosto de 2010,
utilizando a metodologia qualitativa, através da observação, avaliação dos textos produzidos e
questionário. A utilização de estratégias didáticas com o apoio de um blog colaborativo construído
pelos alunos proporcionou a construção de textos dissertativos onde o objetivo educacional foi
atingido em grande parte no que se referia à construção de conhecimentos sobre argumentação.
E despertou o gosto pela investigação, pela autonomia, espírito crítico e pelo uso da Internet
como suporte para o aprendizado em rede. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |