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dc.contributor.advisorCanabarro, Renata Corcini Carvalho
dc.creatorSantos, Iara dos
dc.date.accessioned2019-10-01T14:39:56Z
dc.date.available2019-10-01T14:39:56Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18461
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.subjectVygotskypor
dc.titleTeoria de vygotsky: comtemplando as especificidades pedagógicas do aluno com déficit cognitivopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Passo Fundo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho parte da problemática “como a teoria sócio-histórica de Vygotsky pode contribuir para atender as especificidades pedagógicas do aluno com déficit cognitivo, na perspectiva da educação inclusiva?” Buscando responder ao questionamento suscitado, realizei uma pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo central “elucidar as contribuições da psicologia histórico-cultural de Vygotsky às práticas educacionais inclusivas, a fim de fortalecer a compreensão do processo de ensino aprendizagem do aluno com déficit cognitivo”. Na discussão e análise teórica fica evidenciado que Vygotsky enfatiza a importância da aprendizagem mediada que ocorre em situações de interações, como garantia da qualidade das experiências sociais e culturais do aluno, sendo de fundamental para compensar as limitações funcionais que os alunos com déficit cognitivo enfrentam, já que encontram limitações orgânicas ou biológicas de desenvolvimento. Assim sendo, as considerações finais encaminham para o entendimento de que é necessário significar as práticas pedagógicas como instrumento importante no processo de educação inclusiva do aluno com déficit cognitivo, através de uma abordagem compensatória que leve em conta não só a gravidade da dificuldade, mas também a eficiência das estratégias utilizada para superar o problema.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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