Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernández, Edgardo Gustavo
dc.creatorSegato, Jaciane Carvalho
dc.date.accessioned2019-10-01T14:59:47Z
dc.date.available2019-10-01T14:59:47Z
dc.date.issued2010-11-26
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18462
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractWe are facing a new reality in the teaching-learning process where the incorporation of Information and Communication Technology (ICT) becomes increasingly present in educational settings, both in regular classes and in teaching rooms specialized educational services. Based on this assumption, it was possible to verify the importance of the use of ICT as tools for potentiating the intellectual development of students served by the cafe included specialized educational services (ESA) State School High School Vital Brazil - Cachoeira do Sul - RS. For this, we performed the identification of learning objects that would promote the learning of such students in accordance with the limitations of each, providing the student included the equal access of students in regular class teaching and promoting the inclusion also in the sphere digital.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectICT (Technologies of Information and Communication)eng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectLearning objectseng
dc.titleA importância das TIC na educação inclusiva sob o olhar do atendimento educacional especializado da E.E.E.M. Vital Brasilpor
dc.title.alternativeThe importance of ICT for inclusive education under the gaze of specialized educational services EEEM Vital Brazileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEstamos diante de uma nova realidade no processo ensino-aprendizagem onde a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se torna cada vez mais presente nos ambientes educacionais, tanto em classes regulares de ensino quanto em salas de atendimento educacional especializado. Partindo desse pressuposto, foi possível verificar a importância do uso das TIC como ferramentas potencializadoras para o desenvolvimento intelectual dos alunos inclusos atendidos pela Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Estadual de Ensino Médio Vital Brasil – Cachoeira do Sul – RS. Para isso, foi realizada a identificação de objetos de aprendizagem que favorecessem o aprendizado de tais alunos de acordo com as limitações de cada um, proporcionando ao aluno incluso as mesmas condições de acesso dos alunos da classe regular de ensino e promovendo a inclusão também na esfera digital.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto