dc.contributor.advisor | Fernández, Edgardo Gustavo | |
dc.creator | Segato, Jaciane Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T14:59:47Z | |
dc.date.available | 2019-10-01T14:59:47Z | |
dc.date.issued | 2010-11-26 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18462 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | We are facing a new reality in the teaching-learning process where the incorporation of Information and Communication Technology (ICT) becomes increasingly present in educational settings, both in regular classes and in teaching rooms specialized educational services. Based on this assumption, it was possible to verify the importance of the use of ICT as tools for potentiating the intellectual development of students served by the cafe included specialized educational services (ESA) State School High School Vital Brazil - Cachoeira do Sul - RS. For this, we performed the identification of learning objects that would promote the learning of such students in accordance with the limitations of each, providing the student included the equal access of students in regular class teaching and promoting the inclusion also in the sphere digital. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.subject | ICT (Technologies of Information and Communication) | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Learning objects | eng |
dc.title | A importância das TIC na educação inclusiva sob o olhar do atendimento educacional especializado da E.E.E.M. Vital Brasil | por |
dc.title.alternative | The importance of ICT for inclusive education under the gaze of specialized educational services EEEM Vital Brazil | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Estamos diante de uma nova realidade no processo ensino-aprendizagem onde a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se torna cada vez mais presente nos ambientes educacionais, tanto em classes regulares de ensino quanto em salas de atendimento educacional especializado. Partindo desse pressuposto, foi possível verificar a importância do uso das TIC como ferramentas potencializadoras para o desenvolvimento intelectual dos alunos inclusos atendidos pela Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Estadual de Ensino Médio Vital Brasil – Cachoeira do Sul – RS. Para isso, foi realizada a identificação de objetos de aprendizagem que favorecessem o aprendizado de tais alunos de acordo com as limitações de cada um, proporcionando ao aluno incluso as mesmas condições de acesso dos alunos da classe regular de ensino e promovendo a inclusão também na esfera digital. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |