dc.contributor.advisor | Castanho, Denise Molon | |
dc.creator | Strohschoen, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T15:40:05Z | |
dc.date.available | 2019-10-01T15:40:05Z | |
dc.date.issued | 2009-11-14 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18464 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização de Gestão em Arquivos, EaD, RS,2009. | por |
dc.description.abstract | The university as an ancient institution and being almost millenial assumes various
forms and identities depending on the century and according to the country taken in
to consideration. The new paradigms sustaining the teaching and learning process
are intrincated in a virtual environment and a new modality of education. Distance
Education. The purpose of this thesis is to investigate the possibility of Distance
Education implementation in archieves studies under the point of view of
Coordinators of Archivology Graduation Courses implemeted in Brazil. There were
fourteen Institutions of Superior Teaching analized of which eleven are from the
Federal system and three are from the Statal system. Theoretical concepts of
guidance were observed to improve the compreheension of the questions envolved –
the sustain of cientific investigation is based on Superior Teaching, Distance
Education and Archieve Teaching. Distance Education in Brazil as well as the
offering of Archivology Courses (graduation, post-graduation and technical courses)
were rather contextualized from beggining to the present times. The necessary data
to respond to the object of investigation was obtained through out direct and
extensive observation, aplication of research tool, obtaining the return of 86%. These
results show that more than half a group among the reasearched institutions does
not have studies on Distance Education in Archivology. Only 42% of the Courses
Coordinators have previous experience in Distance Teaching and, 33% never had
experienced Distance Education as tutor or student. However, the majority of the
surveyors agreed on the point that the masters as wide and narrow content formers, must produce their own teaching materials looking forward enrich the process of
teaching and learning. Only the Federal Univertsity of Santa Maria is offering
Archieves Study in Distance Education in this country in partnership with the Brazilian
Opened University. Its first edition of Latu Sensu post-graduation course in Archieves
Management was in the year of 2008. The course lasts for eighteen months, with
duration of 360 hours of lecture in total. The institutions has three poles around the
state of Rio Grande do Sul, where the students take presencial evaluations for every
learning component each bimester. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arquivologia | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Archivology | eng |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | Superior teaching | eng |
dc.title | Um estudo sobre a utilização da educação a distância na formação em Arquivologia no Brasil | por |
dc.title.alternative | A study about the usage of distance education on Archivology graduation in Brazil | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão em Arquivos, EaD | por |
dc.description.resumo | A universidade é uma instituição antiga, quase milenária, que assume diferentes
formas e identidades, conforme o século e de acordo com o país. Os novos
paradigmas que sustentam o processo do ensinar ao apreender inserem-se no
contexto de um ambiente virtual e de uma nova modalidade de ensino... ead. O
propósito deste estudo foi investigar a possibilidade de implementação da educação
à distância no ensino arquivístico, na percepção dos Coordenadores dos Cursos de
Graduação de Arquivologia em funcionamento no Brasil. Foram quatorze as
Instituições de Ensino Superior analisadas, das quais onze IES federais e três
estaduais. Os conceitos que nortearam a compreensão teórica da problemática - a
sustentação da investigação científica - foram ensino superior, educação à distância
e ensino arquivístico. A modalidade ead no Brasil, bem como os Cursos de
Arquivologia oferecidos no país (graduação, pós-graduação e técnico) foram
contextualizados desde seu início até a atualidade. Os dados necessários para
responder ao objeto da investigação foram obtidos através da observação direta
extensiva - aplicação do instrumento de pesquisa, obtendo retorno de 86%. Os
resultados mostraram que mais da metade das instituições pesquisadas não tem
nenhum estudo sobre aplicação de ead na Arquivologia. Apenas 42% dos
Coordenadores de Cursos já tiveram experiência como docente em ead, e 33%
nunca tiveram nenhuma experiência com ead (tutor ou discente). No entanto, a
maioria dos pesquisados concordou com a assertiva de que a necessidade de os
professores, como conteudistas, produzirem seus materiais didáticos, enriquecer o
processo ensino-aprendizagem. A única oferta de ensino arquivístico no país por
ead é na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, em convênio
com a Universidade Aberta do Brasil: a primeira edição do Curso de Pós-Graduação
lato sensu em Gestão em Arquivos foi no ano de 2008. Sua duração é de dezoito
meses e a carga horária de 360 horas/aula, com pólos em três cidades do RS, locais
onde ocorrem as avaliações presenciais das disciplinas, a cada bimestre. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |