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dc.contributor.advisorCastanho, Denise Molon
dc.creatorStrohschoen, Cristina
dc.date.accessioned2019-10-01T15:40:05Z
dc.date.available2019-10-01T15:40:05Z
dc.date.issued2009-11-14
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18464
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização de Gestão em Arquivos, EaD, RS,2009.por
dc.description.abstractThe university as an ancient institution and being almost millenial assumes various forms and identities depending on the century and according to the country taken in to consideration. The new paradigms sustaining the teaching and learning process are intrincated in a virtual environment and a new modality of education. Distance Education. The purpose of this thesis is to investigate the possibility of Distance Education implementation in archieves studies under the point of view of Coordinators of Archivology Graduation Courses implemeted in Brazil. There were fourteen Institutions of Superior Teaching analized of which eleven are from the Federal system and three are from the Statal system. Theoretical concepts of guidance were observed to improve the compreheension of the questions envolved – the sustain of cientific investigation is based on Superior Teaching, Distance Education and Archieve Teaching. Distance Education in Brazil as well as the offering of Archivology Courses (graduation, post-graduation and technical courses) were rather contextualized from beggining to the present times. The necessary data to respond to the object of investigation was obtained through out direct and extensive observation, aplication of research tool, obtaining the return of 86%. These results show that more than half a group among the reasearched institutions does not have studies on Distance Education in Archivology. Only 42% of the Courses Coordinators have previous experience in Distance Teaching and, 33% never had experienced Distance Education as tutor or student. However, the majority of the surveyors agreed on the point that the masters as wide and narrow content formers, must produce their own teaching materials looking forward enrich the process of teaching and learning. Only the Federal Univertsity of Santa Maria is offering Archieves Study in Distance Education in this country in partnership with the Brazilian Opened University. Its first edition of Latu Sensu post-graduation course in Archieves Management was in the year of 2008. The course lasts for eighteen months, with duration of 360 hours of lecture in total. The institutions has three poles around the state of Rio Grande do Sul, where the students take presencial evaluations for every learning component each bimester.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArquivologiapor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectArchivologyeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectSuperior teachingeng
dc.titleUm estudo sobre a utilização da educação a distância na formação em Arquivologia no Brasilpor
dc.title.alternativeA study about the usage of distance education on Archivology graduation in Brazileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão em Arquivos, EaDpor
dc.description.resumoA universidade é uma instituição antiga, quase milenária, que assume diferentes formas e identidades, conforme o século e de acordo com o país. Os novos paradigmas que sustentam o processo do ensinar ao apreender inserem-se no contexto de um ambiente virtual e de uma nova modalidade de ensino... ead. O propósito deste estudo foi investigar a possibilidade de implementação da educação à distância no ensino arquivístico, na percepção dos Coordenadores dos Cursos de Graduação de Arquivologia em funcionamento no Brasil. Foram quatorze as Instituições de Ensino Superior analisadas, das quais onze IES federais e três estaduais. Os conceitos que nortearam a compreensão teórica da problemática - a sustentação da investigação científica - foram ensino superior, educação à distância e ensino arquivístico. A modalidade ead no Brasil, bem como os Cursos de Arquivologia oferecidos no país (graduação, pós-graduação e técnico) foram contextualizados desde seu início até a atualidade. Os dados necessários para responder ao objeto da investigação foram obtidos através da observação direta extensiva - aplicação do instrumento de pesquisa, obtendo retorno de 86%. Os resultados mostraram que mais da metade das instituições pesquisadas não tem nenhum estudo sobre aplicação de ead na Arquivologia. Apenas 42% dos Coordenadores de Cursos já tiveram experiência como docente em ead, e 33% nunca tiveram nenhuma experiência com ead (tutor ou discente). No entanto, a maioria dos pesquisados concordou com a assertiva de que a necessidade de os professores, como conteudistas, produzirem seus materiais didáticos, enriquecer o processo ensino-aprendizagem. A única oferta de ensino arquivístico no país por ead é na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, em convênio com a Universidade Aberta do Brasil: a primeira edição do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão em Arquivos foi no ano de 2008. Sua duração é de dezoito meses e a carga horária de 360 horas/aula, com pólos em três cidades do RS, locais onde ocorrem as avaliações presenciais das disciplinas, a cada bimestre.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão em Arquivos - EaD [245]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão em Arquivos - EaD

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