Análise da competitividade do gás natural como combustível para veículos leves de passageiros no Brasil
Resumo
Os combustíveis de origem fóssil são amplamente utilizados na mobilidade, abrangendo uma grande
porção da matriz energética nacional. Porém, é crescente a demanda por soluções energéticas sustentáveis,
reduzindo-se assim a dependência por combustíveis fósseis tradicionais. Para os veículos leves de
passageiros, por exemplo, os combustíveis mais utilizados são a gasolina (adicionada de etanol anidro) e o
etanol hidratado, sendo o gás natural veicular (GNV) uma opção quase que exclusivamente utilizada por
motoristas profissionais. A implantação de programas de incentivo ao uso de combustíveis renováveis
como o Proálcool e, mais recentemente, o RenovaBio, além da experiência obtida com o Programa de
Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), tem se tornado uma estratégia para
posicionar o Brasil entre os países com uma matriz energética amplamente sustentável. Assim, para se
difundir a utilização do GNV como combustível para fins de mobilidade, algumas etapas precisam ser
analisadas quanto à competitividade, como a produção, armazenamento, distribuição e emprego desse gás
em veículos. Desta forma, este estudo propõe uma modelagem para avaliar a competitividade do uso do gás
natural veicular em alguns cenários. A modelagem proposta foi submetida a teste com base em 3 Pontos de
Vistas Fundamentais (PVFs), 10 Fatores Críticos para o Sucesso (FCS), encontrados com base na
recorrência bibliográfica e documental. Foram construídos 38 indicadores de desempenho utilizando os
pressupostos alusivos ao Key Performance Indicators (KPIs), alguns elementos da abordagem multicritério
de apoio a decisão, e dos conceitos da Analytic Hierarchy Process (AHP). Posteriormente, a modelagem foi
testada através de uma consulta a 11 especialistas da área, provenientes de universidades, centros de
pesquisa, fundações, associações e empresas com fortes ligações com o gás natural veicular no Brasil. Os
níveis de avaliação dos cenários investigados foram definidos como “potencialmente competitivos”. O
panorama geral mostra que ações mais contundentes a nível governamental precisam ser aplicadas a fim de
se alcançar cenários “altamente competitivos” para esse combustível.
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