dc.contributor.advisor | Biazus, Cláudio José | |
dc.creator | Schneider, Maria Rejane | |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T12:26:22Z | |
dc.date.available | 2019-10-08T12:26:22Z | |
dc.date.issued | 2011-10-22 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18500 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | It is understood that the use of image in the classroom allows students to educate the eye and thus provide an important step towards democratization of the media, since only the critical eye opens the horizon of citizenship and democracy . Therefore, this article aimed to see the importance of the use of the image in the classroom, teaching mediation as a mechanism of learning. For this, we performed a literature search, raising opinions of different authors on the subject studied, considering the general characteristics of the image, the Information and Communications Technologies in education, noting that the use of the image the school is contributing to the learning of students. Moreover, the representations of the images in the classroom require new methodological reflections on their use and function as a kind of bridge between reality and imagination pictured, contributing to creative development, as well as in teaching and learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Imagem | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Image | eng |
dc.subject | ICT (Technologies of Information and Communication) | eng |
dc.title | Uso de imagem na sala de aula como mecanismo de ensino-aprendizagem | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Entende-se que o uso da imagem na sala de aula permite educar o olhar dos estudantes e, desta maneira, fornecer um importante passo rumo à democratização dos meios de comunicação, visto que, somente o olhar crítico abre o horizonte da cidadania e da democracia. Por isso, este artigo teve como propósito constatar a importância do uso da imagem na sala de aula, como mecanismo pedagógico de mediação da aprendizagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, levantando opiniões de diferentes autores a respeito do assunto estudado, considerando as características gerais sobre a imagem, as Tecnologias de Informações e Comunicações na educação, constatando se a utilização da imagem na escola está contribuindo para a aprendizagem dos alunos. Além disso, as representações de imagens na sala de aula implicam novas reflexões metodológicas sobre sua utilização e sua função como espécie de ponte entre a realidade retratada e a imaginação, contribuindo no desenvolvimento criativo, bem como, no ensino-aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |