Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRomano, Fabiane Vieira
dc.creatorSantos, Grazielle da Silva dos
dc.date.accessioned2019-10-09T12:10:49Z
dc.date.available2019-10-09T12:10:49Z
dc.date.issued2011-10-08
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18521
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work was developed with the aim of collecting data to verify the extent to which the teacher of foreign languages of the basic education and the school follow the technological developments in education, and, how the information and communication technologies are being used in the classroom and what their difficulties. To this end, we prepared a questionnaire with seven questions, which was answered by foreign language teachers from a private school and two regular public schools of Santa Maria-RS. The data were interpreted based on content analysis and showed that, although the schools present a minimal infrastructure and satisfactory according to the technology trends that have permeated the teaching foreign languages in recent times, the teacher needs to foreign languages be a professional aware of your actions, always following the social changes as well as the constant and dynamic evolution of ICTs in order to explore its use in a pedagogical and meaningful to yours students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectLínguas estrangeiraspor
dc.subjectICT (Technologies of Information and Communication)eng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectForeign languageseng
dc.titleOs recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na educação básicapor
dc.title.alternativeThe technology resources in teaching-learning process of foreign languages in primary educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar os dados coletados para verificar em que medida o professor de língua estrangeira da educação básica e a escola acompanham as evoluções tecnológicas no âmbito educacional, e, de que maneira as tecnologias da informação e da comunicação estão sendo usadas em sala de aula e quais as suas dificuldades. Para tanto, elaborou-se um questionário, com sete questões, que foi respondido por professores de língua estrangeira de uma escola particular e de duas escolas regulares da rede pública de Santa Maria-RS. Os dados foram interpretados com base na “análise de conteúdo” e mostraram que, apesar das escolas apresentarem uma infraestrutura mínima e satisfatória de acordo com as tendências tecnológicas que vêm permeando o ensino de língua estrangeira nos últimos tempos, o professor de língua estrangeira precisa ser um profissional consciente de suas ações, buscando acompanhar as transformações sociais, bem como a evolução dinâmica e constante das tecnologias da informação e da comunicação a fim de explorar seu uso de forma pedagógica e significativa ao seu alunado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto