Mundos digitais virtuais em 3D na educação online: possibilidades de imersão no Second Life
Visualizar/ Abrir
Data
2011-10-21Autor
Slomp, Jane Vanderli Streck
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo aborda a utilização de Mundos Digitais Virtuais em 3D na Educação Online e apresenta algumas possibilidades de explorar o ambiente virtual tridimensional Second Life para uma educação imersiva. Para tanto, a pesquisa de campo ocorreu com a participação da autora em vários eventos educacionais no Second Life e em outras plataformas online, em 2010 e 2011. Realizou-se também uma pesquisa online sobre o Second Life com pós-graduandos do Curso Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Santa Maria). Constatou-se que os participantes da pesquisa demonstraram curiosidade e interesse no uso do Second Life na educação e que muitos encontros educacionais de qualidade estão acontecendo nesse ambiente virtual tridimensional. Assim sendo, este artigo busca contribuir para que o professor possa vivenciar experiências imersivas, sentir-se um residente em um mundo tridimensional, perceber o seu potencial pedagógico, para, então, poder usar um ambiente virtual 3D como mais uma plataforma educacional. Desse modo, mudam as maneiras de ensinar e de aprender, num hibridismo de tecnologias digitais e interfaces, podendo, assim, atender aos diferentes estilos de aprendizagem.
Coleções
- Gestão Pública - EaD [343]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: