dc.contributor.advisor | Noal, Eronita Ana Cantarelli | |
dc.creator | Soares, Neiva Terezinha Friedrich | |
dc.date.accessioned | 2019-10-09T14:28:41Z | |
dc.date.available | 2019-10-09T14:28:41Z | |
dc.date.issued | 2011-06-24 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18529 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The subject dealt in this article is the kind of influence television has upon the pre-school
children from the municipal school Livia Menna Barreto, in Santa Maria. This university
work was based on the sociointeractionist methodology which takes in consideration that
students and teachers may do their roles together in interaction, and that student’s previous
knowledge shall be considered in it. To do it, a field research was done through a
questionnaire answered by the students and by the student’s parents. The main aim of it was
investigating, discussing and analyzing how those students were using television, and also
checking its influence upon their social lives. Through the data, it is possible to say that all
members of the target public have a television at their homes and suffer its influence.
According to student’s parents, television influences student’s habits, clothing, feeding, plays
and music among other things; in this sense, the parents think they need to be alert about TV
programs and channels because these ones may have a positive or a negative influence upon student’s behavior. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Influência | por |
dc.subject | Mídia televisiva | por |
dc.subject | Vida | por |
dc.subject | Influence | eng |
dc.subject | Television | eng |
dc.subject | Social lives | eng |
dc.subject | Knowledge | eng |
dc.subject | Students | eng |
dc.title | Influência da mídia televisiva na vida dos alunos da pré-escola da E. M. E. F. Lívia Menna Barreto | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O assunto abordado neste artigo é a influência que a mídia televisiva tem sobre a vida dos
alunos da Pré-Escola da E.M.E.F. Lívia Menna Barreto, do município de Santa Maria- RS.
Este trabalho foi realizado numa metodologia sócio-interacionista, onde alunos e professores
aprenderam interagindo socialmente e sempre levando em consideração a bagagem de
conhecimentos que já trazem antes de virem para a escola. Após várias leituras realizadas
sobre o respectivo assunto, foi feita uma pesquisa de campo através de um questionário com
os pais ou responsáveis dos alunos da referida turma. Esta pesquisa foi realizada com a
finalidade de investigar, discutir e analisar a utilização da televisão pelos alunos da escola e
também verificar a influência que a mesma tem na vida deles. Analisando a coleta de dados,
pode-se verificar que a mídia televisiva tem uma forte presença em todos os lares dos alunos
desta turma. Em unanimidade os pais ou responsáveis apontaram que a mídia televisiva tem
uma vasta influência na vida de seus filhos em vários aspectos como, hábitos, vestuário,
alimentação, brinquedos, músicas, entre outros, e que precisam estar atentos aos programas e
canais que assistem, pois os mesmos poderão influenciá-los de maneira positiva ou negativa.
Pode-se concluir que a televisão é um excelente recurso pedagógico que está disponível para
o professor na escola e também nos lares dos educandos. Sabendo-se que os alunos gostam
de assisti-la, o educador deve fazer uso deste recurso para auxiliá-lo na sua prática
pedagógica, complementando e enriquecendo o processo ensino-aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |