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dc.contributor.advisorSantos, Daniela Lopes dos
dc.creatorSpohr, Carla Francieli
dc.date.accessioned2019-10-09T14:41:15Z
dc.date.available2019-10-09T14:41:15Z
dc.date.issued2011-07-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18530
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2010.por
dc.description.abstractLow levels of physical activity have contributed to the increase of the prevalence of various diseases. So, the aim of the study was to evaluate the physical activity level of children from the 1st Year of Elementary Education in Schools of a Southern City of Brazil. For this, a representative sample of the children from the first grade of the Elementary Education of the public and private schools was determined. To obtain the data from the Physical Activity Level (PAL) the questionnaire “Typical Day Physical Activity and Food” (TDPAF) was used. Data of the number of hours in front of the television/video-game or computer were obtained through a questionnaire sent to parents. The results showed a low level of physical activity and no significant difference between education networks. There was no correlation between the PAL and sedentary behaviors, however there was a tendency that the higher number of hours on the computer, lower the PAL. In this sense, interventions in physical activity for children become very important, in order to replace the time they spend in sedentary behaviors for physical activities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtividade físicapor
dc.subjectEscolarespor
dc.subjectEstilo de vida sedentáriopor
dc.subjectPhysical activityeng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectSedentary lifestyleeng
dc.titleNível de atividade física de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma cidade do sul do paíspor
dc.title.alternativePhysical activity level of children from the 1st year of elementary education of a southern city of the countryeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAtividade Física, Desempenho Motor e Saúdepor
dc.description.resumoBaixos níveis de atividade física têm contribuído para o aumento da prevalência de várias doenças. Assim, o objetivo do estudo foi verificar o nível de atividade física de crianças no 1 º ano do Ensino Fundamental nas escolas de uma cidade do sul do Brasil. Para isso, foi determinada uma amostra representativa de crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas. Para obter os dados do Nível de Atividade Física (NAF) foi utilizado o questionário “Dia Típico de Atividade Física e Alimentação” (DAFA). Dados sobre o número de horas em frente à televisão/vídeo-game ou computador foram obtidos por meio de um questionário enviado aos pais. O resultado mostrou um baixo nível de atividade física e não houve diferença significativa entre as redes de ensino. Não houve correlação entre o NAF e os comportamentos sedentários, no entanto houve uma tendência de que quanto maior o número de horas no computador, menor o NAF. Neste sentido, são importantes intervenções de promoção da atividade física para crianças, com objetivo de substituir o tempo que passam em comportamentos sedentários por atividades físicas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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