Comunicação interna no programa de pós-graduação em química: estudo de caso
Abstract
O presente artigo pretende analisar o processo de comunicação interna
desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Química (doravante chamado de
PPGQuímica) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), procurando
demonstrar o quanto é importante uma comunicação clara, exata e objetiva com o
seu público-alvo. Nas organizações as pessoas estão em um processo de interação
constante e para tal exige-se que o processo de comunicação seja eficiente. Um
determinado setor organizacional será bem sucedido se souber escolher,
desenvolver e aplicar a forma mais adequada de comunicação para atingir os seus
objetivos. A comunicação só será estabelecida se houver o feedback, ou seja, se a
informação transmitida for compreendida pelo receptor. Neste processo está
envolvida a qualidade da informação repassada pelo emissor e o modo pelo qual o
receptor entende a mensagem. Assim o processo de comunicação deve ser
elaborado de acordo com o perfil do receptor garantindo que a mensagem chegue a
ele com fidelidade evitando-se distorções ao longo do caminho. O estudo classificase
como pesquisa descritiva com análise qualitativa e quantitativa. Os resultados
obtidos demonstram uma comunicação com a consistência necessária, excelente
qualidade de atendimento, agilidade, eficácia, a presença de um site com as
informações necessárias e interação com o público-alvo. O presente artigo está
fundamentado em pesquisa bibliográfica e organizado em seções.
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