A importância da utilização do vídeo como ferramenta de auxílio no processo de conscientização na preservação da água
Resumo
Atualmente, sabe-se que a inclusão tecnológica faz-se necessária nas escolas, para que se possam oferecer meios e conteúdos atualizados aos avanços da sociedade. Contudo, não basta apenas a inserção de novas mídias dentro do ambiente escolar, é preciso utilizá-las de forma que agregue prática e conhecimento, contribuindo para o aprendizado. Nesse sentido, o presente artigo foi elaborado para mostrar a importância da utilização da mídia vídeo como ferramenta de auxílio no processo de conscientização da questão ambiental relacionada à preservação da água. O objetivo foi, através de diversas formas de imagens audiovisuais, ter conscientizado alunos e a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Alencastre na cidade de Santana do Livramento (Rio Grande do Sul), da importância da preservação do nosso bem mais precioso: a água. Diante desta experiência pode-se afirmar que o uso adequado do vídeo em sala de aula, com intenção de construir, desenvolver, produzir e abrir novas possibilidades de conhecimento, pode trazer resultados positivos como os seguintes obtidos neste trabalho: trabalhar a cooperação, a criatividade, a
integração, a criação de diálogos para resolver problemas levantados no decorrer da questão, ocasionando no aluno uma consciência crítica baseada na realidade e o uso de tecnologias diferencia a aula do método tradicional, pois a exposição de imagens e cenas demonstradas através desta mídia transmite informações que mexem com todos os sentidos, fortalecendo em cada um a sua responsabilidade neste processo lento de preservação.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: