Desafio docente na inclusão do deficiente mental em sala de aula: para utilização de uma abordagem diferenciada
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Data
2007-12-01Autor
Santana, Jane Aparecida de Souza
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Nas últimas décadas, o debate acerca da inclusão das pessoas com deficiência
nos espaços escolares tem se potencializado, em parte por força de legislação
normatizadora, e em grande medida pelo anseio de familiares e sociedade em geral, que
concebe na inserção das pessoas com deficiência na escola regular, uma maneira de
ascensão familiar, social e profissional. Desta forma, a pesquisa desenvolvida tem como
objetivo pesquisar qual a dificuldade que o professor enfrenta ao incluir um deficiente
mental em sala de aula, utilizando uma abordagem tradicional? Neste sentido, a inclusão
escolar de pessoas com deficiência torna-se um desafio para os educadores e outros
profissionais envolvidos. Apesar dessa iniciativa de incluir, observa-se, que grande parte
dos profissionais não se sente preparada com para tal. Entre vários motivos, o de não
adotar estratégias que possam favorecer uma aprendizagem inclusiva para os alunos de
forma geral principalmente os com deficiência mental. Como resultados, verificamos que
o uso dessa estratégia permitiu ao aluno deficientes o desenvolvimento de competências,
habilidades cognitivas, afetivas e sociais, dando-lhes condições de serem incluídos
socialmente, bem como o desempenho de seu papel como qualquer cidadão.
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