A importância do agente socioeducador da FASE/RS conhecer a trajetória de vida do socioeducando à luz do novo paradigma da socioeducação preconizado no SINASE
Fecha
2011-08-11Autor
Silva, Paulo Dilamar de Castro da
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Este trabalho debruça-se na contextualização e reflexão acerca da importância do Agente
Socioeducador conhecer a trajetória de vida do adolescente que cumpre Medida
Socioeducativa de Internação na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande
do Sul (FASE/RS), sob a égide do novo paradigma da ação socioeducativa apontado no
Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Tendo a pretensão de, ao final,
tornar-se propositivo, o presente artigo enfrentará a temática da socioeducação e do
protagonismo do Agente Socioeducador neste processo, confrontando normativas internas e
ranços culturais presentes na FASE/RS que, praticamente, transformam em tabu o fato de o
Agente Socioeducador obter informações sobre a história de vida do adolescente interno. Esta
relação será abordada sob a ótica da vinculação e da presença educativa, ancorada na
Pedagogia da Presença.
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