dc.contributor.advisor | Roos, Liane Teresinha Wendling | |
dc.creator | Ferreira, Laura Staine | |
dc.date.accessioned | 2019-10-15T12:03:02Z | |
dc.date.available | 2019-10-15T12:03:02Z | |
dc.date.issued | 2019-07-06 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18588 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The present work aimed to plan and implement educational activities of playful way involving prisms and pyramids and their nets. Of the total, were 4 hours lesson to be developed in a class of the 3rd year of high school, Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias, in the municipality of Cruz Alta/RS. To develop the content, in addition to teaching materials, books and handouts, the concrete material, prisms and pyramids planned. The first class, students receive a solid planned and identified the type of solid that they each received. Subsequently, were asked to calculate the area of the base, lateral surface area, total surface area and volume, noting the results in a table of record provided them. In the second class, built prisms and pyramids, based on material from the first class. And in the last class, did research in the computer lab, in reliable sites, seeking situations contextualized problems. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Prismas e pirâmides | por |
dc.subject | Planificações | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Prisms and pyramids | eng |
dc.subject | Unfolds | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.title | Estudos de prismas e pirâmides a partir de planificações | por |
dc.title.alternative | Study of prisms and pyramids from unfolds | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve o objetivo de planejar e aplicar atividades pedagógicas de forma lúdica envolvendo prismas e pirâmides e suas planificações. Ao total, foram 4 horas aula para serem desenvolvidas em uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, no Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias, no município de Cruz Alta/RS. Para desenvolver o conteúdo, além do material didático, livros e apostilas, utilizou-se do material concreto, prismas e pirâmides planificados. Na primeira aula, os alunos recebem sólidos planificados e identificaram o tipo de sólido que cada um recebeu. Posteriormente, foram solicitados para calcular a área da base, área da superfície lateral, área total da superfície e o volume, anotando os resultados em um quadro de registro fornecido a eles. Na segunda aula, construíram prismas e pirâmides, baseado no material da primeira aula. E na última aula, fizeram pesquisa em laboratório de informática, em sites de confiança, buscando situações problemas contextualizadas que estivessem relacionadas a prismas e pirâmides. O resultado da aula desenvolvida foi satisfatório, pois todos os alunos se envolveram e conseguiram compreender os conceitos dos conteúdos abordados a partir de atividades mais dinâmicas, lúdicas e prazerosas, tronando a aprendizagem mais significativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |