Curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio: a matemática na corrente da interdisciplinaridade
Resumo
A presente tese possui como temática a interdisciplinaridade e o ensino de Matemática no Ensino Médio Integrado. Defende-se esta modalidade de ensino diante das inúmeras discussões em torno da nova reformulação do Ensino Médio. O estudo possui como objetivo geral obter indícios de aprendizagem significativa de conceitos de Matemática por meio da adoção de uma atitude interdisciplinar, a partir de situações contextualizadas no Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio. Com abordagem qualitativa, a pesquisa adotou como metodologias o estudo do tipo etnográfico e o estudo de caso. Foram realizadas observações participantes, entrevistas em profundidade, análise de documentos e adentrou-se em sala de aula durante o ano letivo de 2017. Como referencial teórico foram adotadas a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e interdisciplinaridade. A investigação chegou ao entendimento de que há necessidade, por parte dos professores, de conhecer as singularidades, características e concepções do curso. Pode-se dizer que a interdisciplinaridade insere-se no Ensino Médio Integrado como um meio para que ocorra a integração, mas que está subordinada à atitude interdisciplinar adotada pelo professor, ao engajamento da gestão em oferecer o respaldo pedagógico que o professor necessita e aos termos estipulados no projeto pedagógico da instituição, que possui total autonomia em sua elaboração. A instituição, no papel da gestão, necessita disponibilizar momentos entre os professores para desenvolverem seus estudos. Para que haja a integração entre as disciplinas, é importante que os professores tomem conhecimento do conteúdo programático das disciplinas do curso em sua totalidade para auxiliar no planejamento em conjunto, o que reforça a importância da formação pedagógica para os docentes, pois essa pode contribuir para que os desafios da prática docente sejam minimizados. O trabalho interdisciplinar deve ser pautado no diálogo e se apresenta como uma jornada incessante de experiências a ser percorrida a caminho da interdisciplinaridade. Há propostas interdisciplinares que vêm sendo desenvolvidas no curso que se demonstraram como experiências diferenciadas e diversificadas que auxiliam para formar estudantes pesquisadores, criativos e preparados para a vida acadêmica ou profissional. A pesquisa também evidenciou que o Ensino Médio Integrado é uma alternativa para o Ensino Médio, o que se respalda pela exitosa história do curso. Possui grande procura pela comunidade da região, apesar de ainda necessitar de mais divulgação sobre as oportunidades oferecidas; todo o seu alunado possui perspectivas de ingressar no mundo do trabalho, ou prosseguir os estudos na área em que desejar seguir; os professores são qualificados e usufruem das melhores condições de trabalho para exercerem suas funções; a instituição incentiva alunos e professores à capacitação, promovendo ações de diversas naturezas. As ações metodológicas foram desenvolvidas em uma turma de primeiro ano e basearam-se nas situações com vistas à aprendizagem significativa e na corrente da interdisciplinaridade. Abordar o conteúdo programático mediante a construção do conhecimento, a integração e contextualização com a disciplina de Eletrotécnica I proporcionou aprendizagem significativa, pois o aluno percebeu as relações existentes entre as áreas e suas aplicações. Os resultados foram satisfatórios pois foram colhidas evidências de aprendizagem significativa: os alunos apresentaram-se predispostos para aprender e o professor intencionava alcançar essa predisposição favorável por parte dos alunos. Além disso, eles reconheceram a importância do trabalho diferenciado, ampliaram o vocabulário e a capacidade de articulação de novas proposições. Os conhecimentos prévios foram de alguma forma considerados e examinados, e o material foi desenvolvido de forma a se apresentar potencialmente significativo. Trabalhar com as disciplinas de forma agregada, com diálogo entre os professores, contribuiu para que o aluno adquirisse uma compreensão de mundo globalizada auxiliando-o a articular todos os conhecimentos e a agir de modo crítico. Esses resultados se apresentam como um provocador para acirrar as discussões sobre Educação Profissional, Ensino Médio Integrado e interdisciplinaridade, os quais demandam estudos, pesquisas e ações que envolvam produção de conhecimento em diversas áreas e que devem ser constantes numa instituição que preza por um ensino de qualidade.
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