Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDutra, Claudio Emelson Guimarains
dc.creatorSalvati, Helena
dc.date.accessioned2019-10-25T14:40:52Z
dc.date.available2019-10-25T14:40:52Z
dc.date.issued2015-11-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18677
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.descriptionTítulo alterado para: A construção do projeto político pedagógico em uma visão democráticapor
dc.description.abstractThis work seeks to understand how does the Pedagogical Political Project - PPP in a democratic perspective. In this sense the theme of democratic management appears conflicting way, since participation involves human relationships, dialogue, compromise, authoritarianism and arbitrary cancellation of drivers of joint actions of managers, including supervisors and direction. Thus, a brief description of the institution and after an account of how the process of construction and implementation of the Pedagogical Political Project occurred and was finally carried out an analysis of this project before proposing the theoretical foundation was held that addresses the issue. For this purpose it carried out a qualitative research and documentary study of the Pedagogical Political Project of a school municipal Ibarama. The PPP is a guiding document that relates to school education and school management teaching practices in a way that involves several dimensions whose focus on education in acting. The school that we must be committed to building a national social project quality, ensuring access, participation and retention of all in school, and that is a culture medium of transmission and knowledge through socialization, contributing to building organizations focused on children and the appreciation of childhood.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectPedagogical policy projecteng
dc.subjectManagement democraticeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleO projeto político pedagógico e o processo democráticopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho procura compreender como acontece o Projeto Político Pedagógico - PPP numa perspectiva democrática. Nesse sentido a temática da gestão democrática aparece de forma conflitante, uma vez que a participação envolve relacionamento humano, diálogo, comprometimento, anulação do autoritarismo e arbitrariedade dos condutores das ações participativas dos gestores, entre eles supervisores e direção. Assim, foi realizada uma breve caracterização da instituição e logo após um relato de como o processo de construção e implementação do Projeto Político Pedagógico ocorreu e finalmente foi realizada uma análise desse projeto diante do que propõe a fundamentação teórica que aborda o tema. Para esse propósito foi realizada uma pesquisa qualitativa e o estudo documental do Projeto Político Pedagógico de uma escola da rede municipal de Ibarama. O PPP é um documento orientador que relaciona à educação escolar e a gestão escolar às práticas pedagógicas de forma queenvolve várias dimensõesque tem como enfoque na atuação em educação. A escola que queremos deve estar comprometida com a construção de um projeto nacional de qualidade social, assegurando o acesso, a participação e a permanência de todos na escola, e que seja um meio de transmissão de cultura e de conhecimento através da socialização, contribuindo para a construção de organizações voltadas a criança e a valorização da infância.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto