dc.contributor.advisor | Dutra, Claudio Emelson Guimarains | |
dc.creator | Salvati, Helena | |
dc.date.accessioned | 2019-10-25T14:40:52Z | |
dc.date.available | 2019-10-25T14:40:52Z | |
dc.date.issued | 2015-11-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18677 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description | Título alterado para: A construção do projeto político pedagógico em uma visão democrática | por |
dc.description.abstract | This work seeks to understand how does the Pedagogical Political Project - PPP in a democratic perspective. In this sense the theme of democratic management appears conflicting way, since participation involves human relationships, dialogue, compromise, authoritarianism and arbitrary cancellation of drivers of joint actions of managers, including supervisors and direction. Thus, a brief description of the institution and after an account of how the process of construction and implementation of the Pedagogical Political Project occurred and was finally carried out an analysis of this project before proposing the theoretical foundation was held that addresses the issue. For this purpose it carried out a qualitative research and documentary study of the Pedagogical Political Project of a school municipal Ibarama. The PPP is a guiding document that relates to school education and school management teaching practices in a way that involves several dimensions whose focus on education in acting. The school that we must be committed to building a national social project quality, ensuring access, participation and retention of all in school, and that is a culture medium of transmission and knowledge through socialization, contributing to building organizations focused on children and the appreciation of childhood. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Pedagogical policy project | eng |
dc.subject | Management democratic | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | O projeto político pedagógico e o processo democrático | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho procura compreender como acontece o Projeto Político Pedagógico - PPP numa perspectiva democrática. Nesse sentido a temática da gestão democrática aparece de forma conflitante, uma vez que a participação envolve relacionamento humano, diálogo, comprometimento, anulação do autoritarismo e arbitrariedade dos condutores das ações participativas dos gestores, entre eles supervisores e direção. Assim, foi realizada uma breve caracterização da instituição e logo após um relato de como o processo de construção e implementação do Projeto Político Pedagógico ocorreu e finalmente foi realizada uma análise desse projeto diante do que propõe a fundamentação teórica que aborda o tema. Para esse propósito foi realizada uma pesquisa qualitativa e o estudo documental do Projeto Político Pedagógico de uma escola da rede municipal de Ibarama. O PPP é um documento orientador que relaciona à educação escolar e a gestão escolar às práticas pedagógicas de forma queenvolve várias dimensõesque tem como enfoque na atuação em educação. A escola que queremos deve estar comprometida com a construção de um projeto nacional de qualidade social, assegurando o acesso, a participação e a permanência de todos na escola, e que seja um meio de transmissão de cultura e de conhecimento através da socialização, contribuindo para a construção de organizações voltadas a criança e a valorização da infância. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |