Show simple item record

dc.contributor.advisorDutra, Claudio Emelson Guimarains
dc.creatorSchneider, Thaiz Suzie
dc.date.accessioned2019-10-25T15:28:19Z
dc.date.available2019-10-25T15:28:19Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18679
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis research aims to present a reflection on the collective participation of the school community for participatory construction of the Educational Policy Proposal for a Municipal Elementary School in the city of Sobradinho, RS. Through a methodology which included a qualitative research, participatory research, questionnaires and literature, it was intended to emphasize a practice of democratic school management that enables the transformation of education do. Than the school is open to knowledge of students, teachers, parents and the whole community who participate and are involved in its management, analyzing the school organization process. Including the collective responsibility to build a vital document for the smooth running of the school. This decentralizes decision-making and enhances the capabilities of all looking for a quality education and resolution for school problems, articulating and sharing challenges and results obtained.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipação coletivapor
dc.subjectProposal pedagogical politicianeng
dc.subjectManagement democraticpor
dc.subjectCollective participationeng
dc.titleA construção da proposta política pedagógica de uma escola de ensino fundamental do município de Sobradinho - RS: um relato participativopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA realização desta pesquisa visa apresentar uma reflexão acerca da participação coletiva da comunidade escolar para a construção participativa da Proposta Política Pedagógica de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do município de Sobradinho, RS. Através de uma metodologia que englobou a pesquisa qualitativa, pesquisa participante, questionários e pesquisa bibliográfica, pretendeu-se enfatizar uma prática de gestão escolar democrática que possibilita a transformação do fazer educativo. Em que a escola está aberta aos saberes dos alunos, professores, pais e de toda a comunidade que participam e estão envolvidos em sua gestão, analisando o processo de organização escolar. Incluindo assim a responsabilidade coletiva na construção de um documento vital para o bom funcionamento da escola. O qual descentraliza o poder de decisão e valoriza as capacidades de todos em busca de uma educação de qualidade e da resolução para os problemas escolares, articulando e compartilhando desafios e resultados obtidos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.