dc.contributor.advisor | Dutra, Claudio Emelson Guimarains | |
dc.creator | Schneider, Thaiz Suzie | |
dc.date.accessioned | 2019-10-25T15:28:19Z | |
dc.date.available | 2019-10-25T15:28:19Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18679 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This research aims to present a reflection on the collective participation of the school
community for participatory construction of the Educational Policy Proposal for a Municipal
Elementary School in the city of Sobradinho, RS. Through a methodology which included a
qualitative research, participatory research, questionnaires and literature, it was
intended to emphasize a practice of democratic school management that enables the
transformation of education do. Than the school is open to knowledge of students, teachers,
parents and the whole community who participate and are involved in its management,
analyzing the school organization process. Including the collective responsibility to build a
vital document for the smooth running of the school. This decentralizes decision-making and
enhances the capabilities of all looking for a quality education and resolution for school
problems, articulating and sharing challenges and results obtained. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação coletiva | por |
dc.subject | Proposal pedagogical politician | eng |
dc.subject | Management democratic | por |
dc.subject | Collective participation | eng |
dc.title | A construção da proposta política pedagógica de uma escola de ensino fundamental do município de Sobradinho - RS: um relato participativo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A realização desta pesquisa visa apresentar uma reflexão acerca da participação
coletiva da comunidade escolar para a construção participativa da Proposta Política
Pedagógica de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do município de Sobradinho,
RS. Através de uma metodologia que englobou a pesquisa qualitativa, pesquisa participante,
questionários e pesquisa bibliográfica, pretendeu-se enfatizar uma prática de gestão escolar
democrática que possibilita a transformação do fazer educativo. Em que a escola está aberta
aos saberes dos alunos, professores, pais e de toda a comunidade que participam e estão
envolvidos em sua gestão, analisando o processo de organização escolar. Incluindo assim a
responsabilidade coletiva na construção de um documento vital para o bom funcionamento da
escola. O qual descentraliza o poder de decisão e valoriza as capacidades de todos em busca
de uma educação de qualidade e da resolução para os problemas escolares, articulando e
compartilhando desafios e resultados obtidos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |