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dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorSilva, Viviane Cáceres Pacheco da
dc.date.accessioned2019-10-25T15:57:38Z
dc.date.available2019-10-25T15:57:38Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18681
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis study is focused on dialogue between professionals working in the inclusive context of pupils with special educational needs (SEN). The guiding question of research was the collective work in the areas of specialized educational services (ESA) and regular room is of importance to the real development of the enclosed student, how can face difficulties in the dialogue between this areas? The overall objective was to understand how is the work of professionals in the ESA and the regular classroom involved in the teaching and learning process of pupils with SEN. And as specific objectives sought to know different approaches developed by the professionals of the regular room and ESA aimed at effective inclusion of pupils with SEN, analyze the resources and means that regular and EEA room professionals use for a better understanding of included students and identify challenges in the context of inclusion of pupils with SEN. The survey was addressed through qualitative research, with the method of the case study, being used as a data collection instrument visits and completion of a questionnaire (printed or digital). Participants were five professionals working in the process of school inclusion, coming from three public schools in Santa Maria / RS located in Camobi neighborhood. They were listed some factors that correlate with the quality of the inclusion process. These factors refer to continuing education, the management team committed to inclusion, planning, PPP, educational meetings, support staff (classroom monitor), support materials (multi-purpose room, etc.) , family and school, difficulty in reconciling workload. Dante this list of factors analyzed, deserves dialogue, leading a favorable influence to managers, teachers, students, families and the community, as an essential component in the process of inclusion of pupils with SEN.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectDialogueeng
dc.titleAtendimento educacional especializado e sala regular: como dialogar?por
dc.title.alternativeEducational strategies: educational service specialist and regular room - how to talk?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo apresenta como tema central o diálogo entre profissionais atuantes no contexto inclusivo de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). A problemática norteadora da pesquisa questiona se o trabalho coletivo das áreas de atendimento educacional especializado (AEE) e sala regular é de importância para o real desenvolvimento do aluno incluso, e como pode-se enfrentar as dificuldades existentes no diálogo entre esta áreas? O objetivo geral foi compreender como ocorre o trabalho entre profissionais do AEE e da sala de aula regular envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de alunos com NEE. Como objetivos específicos buscou-se conhecer diferentes abordagens desenvolvidas pelos profissionais da sala regular e AEE que visem à efetiva inclusão de alunos com NEE; analisar os recursos e meios que os profissionais da sala regular e AEE utilizam para a melhor compreensão dos alunos inclusos e identificar os desafios presentes no contexto da inclusão de alunos com NEE.O assunto foi abordado por meio de pesquisa qualitativa, tendo como método o estudo de caso e como instrumento de coleta de dados, visitas e preenchimento de um questionário (impresso ou digital). Participaram do estudo cinco profissionais atuantes no processo de inclusão escolar de três escolas municipais de Santa Maria/RS situadas no bairro Camobi. Foram elencados alguns fatores que se correlacionam com a qualidade do processo de inclusão. Estes fatores referem-se à formação continuada, a equipe gestora comprometida com a inclusão, o planejamento, o PPP, as reuniões pedagógicas, a equipe de apoio (monitor de sala de aula), os materiais de apoio (sala multifuncional, etc.), a família e escola, e a dificuldade em conciliar a carga horária. Diante deste elenco de fatores analisados,merece destaque o diálogo, que conduz uma favorável influência aos gestores, professores, alunos, famílias e comunidade em geral, como componente imprescindível no processo de inclusão de alunos com NEE.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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