Apropriação do conto maravilhoso pela telenovela brasileira: configuração e estratégias
Resumo
A proposta desta pesquisa tem como tema a produção televisual e suas apropriações, delimitando-se à TV Globo, e à telenovela Meu Pedacinho de chão. O problema da tese está centrado nas seguintes questões: Como a telenovela brasileira se apropria do conto maravilhoso? Que configuração decorre dessa apropriação? Que estratégias são utilizadas? Nesse sentido, o objetivo principal da pesquisa é analisar a apropriação que a televisão faz do conto maravilhoso na produção de telenovelas, incluindo configuração e estratégias. Os objetivos específicos são: investigar o conceito de narrativa na perspectiva literária e na dimensão proposta pelo modelo estrutural proppiano; examinar a gênese do conceito de narratividade, na perspectiva da semiótica greimasiana, e sua relação com a produção ficcional televisual; investigar os níveis de articulação presentes na teoria semiótica e sua aplicação à produção televisual; examinar as características do gênero ficcional, atualizado no subgênero telenovela; relacionar as características das telenovelas com o conto maravilhoso; analisar, na perspectiva do modelo de inspiração semiótica greimasiana, a telenovela escolhida para reconhecer a configuração assumida e as estratégias de ordem paratextual, intertextual e intratextual adotadas. O percurso teórico-metodológico fundou-se nos princípios da semiótica francesa, desenvolvida por Greimas e complementada por seus seguidores, e na proposição metodológica desenvolvida no grupo de pesquisa Comunicação Televisual (ComTV), que diz respeito aos três níveis de análise, reconhecidos em Meu pedacinho de chão: paratextualidade, referente ao entorno que cerca o objeto empírico; intertextualidade, referente à relação da telenovela com seu modelo e com outros textos; e intratextualidade, referente às relações no nível do conteúdo e da expressão. Em termos de resultados, foi possível comparar os dispositivos semânticos e sintáticos presentes nas três semanas analisadas; reconhecer a articulação entre os níveis, com destaque à expressão, identificada na construção cenográfica artesanal, na diversidade de cores, na excentricidade dos figurinos e da maquiagem, nas expressões faciais e trejeitos dos personagens, no uso de formas de animação gráfica; reiterar o conceito de narratividade, proposto por Greimas, como princípio organizador de Meu pedacinho de chão, que mescla a fantasia do mundo irreal, de leis próprias, com a dura realidade do mundo factual.
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