Formação da docência com bebês: narrativas do estágio
Abstract
Esse Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia Noturno e resultado do curricular obrigatório do Curso, na turma Laranja, uma turma de berçário, da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, UFSM. Teve por objetivo compreender o trabalho de constituição da docência com bebês no processo formativo vivido no estágio; retomar as teorias trabalhadas ao longo do curso, as construções teóricas que foram sendo construídas, compreendendo o vivido através das narrativas, no estágio, na minha constituição de docente de bebês. Tais reflexões basearam-se nas teorias de Carvalho e Fochi (1981), Ferreiro (1993), Filho (1993), Corsino (2012), Flores e Albuquerque (2015), Ostetto (2017). O caminho metodológico realizado, parte das minhas narrativas, dos registros e análises teóricas realizadas diariamente, começando nas observações, e posteriormente no estágio. As narrativas do vivido no processo formativo, no estágio, permitiram a minha descoberta e transformação num espaço e tempo institucional, coletivo com bebês, a compreensão e interpretação da constituição da docência com bebês, uma docência sensível, voltada para a escuta.