dc.contributor.advisor | Farias, Graziela Franceschet | |
dc.creator | Toller, Fernanda Luiza | |
dc.date.accessioned | 2019-10-29T19:39:22Z | |
dc.date.available | 2019-10-29T19:39:22Z | |
dc.date.issued | 2019-07-26 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | TOLLER, F. L. A importância do brincar na transição da educação infantil para anos iniciais: reflexões a partir da prática do estágio supervisionado. Santa Maria, RS. 2019. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18696 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019. | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.subject | Brincadeiras | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Rotinas | por |
dc.title | A importância do brincar na transição da educação infantil para anos iniciais: reflexões a partir da prática do estágio supervisionado | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho reflete acerca das rotinas em uma turma de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando vivências a partir da prática do Estágio Curricular Supervisionado, bem como, a importância do brincar na transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais. Nessa nova rotina as crianças precisam experienciar um novo ambiente e não devem deixar de vivenciar essa infância. Com esse trabalho na qual foi desenvolvido em uma turma de 1° ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edy Maya Bertóia, com uma turma de 19 crianças, com idade entre 6 e 7 anos. Como objetivo geral aponto que pesquisei a organização e como eles sentiam-se nessa nova rotina, o que implicava essa transição da criança da Educação Infantil para Anos Iniciais. Diante do exposto, busquei conhecer a organização tempos e espaços nessa nova rotina das crianças, defendendo a importância das atividades em forma lúdica para seu aprendizado. A partir dessas propostas percebeu-se com a realização do estágio, o quanto são importantes propostas diferenciadas que possibilitem rotinas atrativas, significativas e que despertem a curiosidade das crianças, bem como, um espaço prazeroso e acolhedor que de suporte e permita tais proposições. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |