A brincadeira na transição da educação infantil para os anos iniciais
Abstract
O presente trabalho intitulado tem como foco realizar uma análise reflexiva sobre a
brincadeira no contexto escolar da transição das crianças da Educação Infantil para o
primeiro ano do Ensino Fundamental. O trabalho é constituído a partir do relato de
experiência dos estágios supervisionados no Curso de Pedagogia Noturno da
Universidade Federal de Santa Maria, realizados em uma escola do município de Santa
Maria/ RS. Desta forma, caracteriza-se sendo uma pesquisa de análise reflexiva, em que
o objeto de estudo e de reflexão é a própria experiência de ensino e aprendizagem na
formação docente. Autores como Motta (2013), Lobo (2012), Campos (2009), Borba
(2007), Ostetto (2000), entre outros, forneceram suporte teórico e contribuíram para a
discussão. Os estágios supervisionados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
necessitam articular ações que envolvem a brincadeira como um dos eixos norteadores
para o processo de ensino e aprendizagem com as crianças desta etapa da Educação
Básica. Neste sentido, é importante conhecer as especificidades do trabalho pedagógico
nestas duas etapas, reconhecendo que o direito à aprendizagem também envolve o
direito à infância, à brincadeira e à ludicidade.