Desafios da prática pedagógica na superação ao bullying escolar
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Data
2019-09-03Autor
Ferreira, Gabriela Ferreira de
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Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria aborda o tema Bullying nos Anos Iniciais dentro do contexto escolar. Apresenta como problema de pesquisa: “A prática pedagógica na escola pode contribuir com a superação do bullying no contexto dos Anos Iniciais?”. Traz como objetivo geral: Compreender o fenômeno bullying nos Anos Iniciais, buscando renovar a metodologia dentro da escola tendo em vista uma escola inclusiva. E como objetivos específicos: 1) Conhecer as definições sobre o fenômeno bullying no contexto escolar, juntamente com suas Políticas Públicas; 2) Estudar diferentes autores e autoras na busca pela superação do bullying na escola; 3) Trazer a experiência do estágio em diálogo com o tema do trabalho. No desenvolvimento da pesquisa estabeleço relações entre a teoria em diálogo com a prática educativa buscando contribuições para o contexto escolar. A pesquisa foi bibliográfica com uma abordagem descritiva a partir da experiência final de estágio. Para fundamentar a presente pesquisa cito: Davi Kolb (1984), Marie Chistine Josso (2004), Cléo Fante (2005), entre outros. A estrutura da pesquisa foi pensada de maneira que pudéssemos conhecer a temática e suas relações com as políticas públicas para os estudantes em diálogo com a prática dentro de sala de aula e posteriormente relatando essas experiências, desenvolvendo pistas para estabelecer ações inclusivas, buscando superar o bullying. A pesquisa mostrou que é possível ações que contribuam para a superação do bullying, garantindo a proteção à criança e ao adolescente através do Estatuto e principalmente dentro dos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular, utilizando diferentes maneiras para potencializar essa nova metodologia pensada.