dc.contributor.advisor | Werle, Kelly | |
dc.creator | Dalla Porta, Cristiane Alves | |
dc.date.accessioned | 2019-10-29T19:39:56Z | |
dc.date.available | 2019-10-29T19:39:56Z | |
dc.date.issued | 2019-08-05 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | PORTA, C. A. D. O processo de inserção inicial da criança na educação infantil. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18700 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019. | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Inserção inicial | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Pais | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.title | O processo de inserção inicial da criança na educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | Este estudo possui como temática o processo de inserção inicial da criança na Educação Infantil. Tem como objetivo pesquisar as relações entre a criança, a professora e a família, durante o processo de inserção inicial na Educação Infantil. Como objetivos específicos busca-se: (a) entender como os pais percebem o processo de inserção do(a) filho(a) na Educação Infantil; (b) compreender como os professores concebem e que práticas utilizam durante esse processo de inserção da criança; (c) analisar o comportamento e as manifestações que as crianças apresentam durante o processo de inserção. A produção de dados da pesquisa foi realizada por meio de questionários com a professora da turma Maternal I, da Escola Aracy Barreto Sacchis, e com pais das crianças que constituem a turma. Além disso, utilizou-se a observação das crianças no processo de inserção na Educação Infantil, durante o meu estágio extracurricular. Os sujeitos da pesquisa foram: a professora da turma, cinco mães e 23 crianças da turma do Maternal I. Os resultados da pesquisa indicam que o processo de inserção na Educação Infantil é um momento delicado, lento e complexo para crianças, pais e professores. O período de inserção da criança na Educação Infantil é caracterizado por um momento difícil, é um processo importante para o desenvolvimento infantil, pois possibilita a construção de vínculos entre crianças, pais e professores. Para os pais esse processo é um momento que expressam vários sentimento de insegurança, angústias e também alegrias. A escola e os professores têm o papel fundamental de apoiar, acolher e construir um vínculo afetivo com as famílias, tornando-as seguras no ambiente escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |