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dc.contributor.advisorWerle, Kelly
dc.creatorDalla Porta, Cristiane Alves
dc.date.accessioned2019-10-29T19:39:56Z
dc.date.available2019-10-29T19:39:56Z
dc.date.issued2019-08-05
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationPORTA, C. A. D. O processo de inserção inicial da criança na educação infantil. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18700
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019.por
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectInserção inicialpor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectPaispor
dc.subjectProfessorespor
dc.titleO processo de inserção inicial da criança na educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoEste estudo possui como temática o processo de inserção inicial da criança na Educação Infantil. Tem como objetivo pesquisar as relações entre a criança, a professora e a família, durante o processo de inserção inicial na Educação Infantil. Como objetivos específicos busca-se: (a) entender como os pais percebem o processo de inserção do(a) filho(a) na Educação Infantil; (b) compreender como os professores concebem e que práticas utilizam durante esse processo de inserção da criança; (c) analisar o comportamento e as manifestações que as crianças apresentam durante o processo de inserção. A produção de dados da pesquisa foi realizada por meio de questionários com a professora da turma Maternal I, da Escola Aracy Barreto Sacchis, e com pais das crianças que constituem a turma. Além disso, utilizou-se a observação das crianças no processo de inserção na Educação Infantil, durante o meu estágio extracurricular. Os sujeitos da pesquisa foram: a professora da turma, cinco mães e 23 crianças da turma do Maternal I. Os resultados da pesquisa indicam que o processo de inserção na Educação Infantil é um momento delicado, lento e complexo para crianças, pais e professores. O período de inserção da criança na Educação Infantil é caracterizado por um momento difícil, é um processo importante para o desenvolvimento infantil, pois possibilita a construção de vínculos entre crianças, pais e professores. Para os pais esse processo é um momento que expressam vários sentimento de insegurança, angústias e também alegrias. A escola e os professores têm o papel fundamental de apoiar, acolher e construir um vínculo afetivo com as famílias, tornando-as seguras no ambiente escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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