dc.contributor.advisor | Schumacher, Jane | |
dc.creator | Freitas, Eliane Aparecida dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-10-29T19:40:17Z | |
dc.date.available | 2019-10-29T19:40:17Z | |
dc.date.issued | 2019-09-23 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, E. A. S. A prática docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental durante a formação em pedagogia .2019. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18703 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019. | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estágio obrigatório | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Anos iniciais | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.title | A prática docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental durante a formação em Pedagogia | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Prática Docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia no curso Noturno da Universidade Federal de Santa Maria - RS. O objetivo do estudo foi relatar a importância da prática docente na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a formação. Também foi discutido o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, é investigado o referencial teórico sobre as práticas na Educação Infantil na formação docente, e apresentado as práticas realizadas durante os estágios supervisionados obrigatórios. A metodologia de estudo tem como base a pesquisa qualitativa tendo como análise dos dados as referências descritivas realizadas através dos diários, observações e planejamentos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Os resultados do estudo indicam que as vivências no estágio possibilitam ver a atuação do docente, as dificuldades e desafios que se apresentam na sala de aula. Os registros realizados após as práticas forão fundamentais para pensar a ação e contribuir no processo de ensino- aprendizagem tanto na Educação Infantil e Anos Iniciais. Entender a rotina e buscar metodologias diversificadas foi importante para a dinâmica e o andamento das aulas. A aprendizagem não é um depósito de informações, mas uma construção coletiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |