Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrestes, Liliane Madruga
dc.creatorSilva, Fabiana Aparecida da
dc.date.accessioned2019-11-01T12:54:37Z
dc.date.available2019-11-01T12:54:37Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18739
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015por
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the role of school management in the articulation between family and school from a survey conducted in the context of a public school in Novo Hamburgo - RS. This theme was chosen from studies conducted in the course of Specialization in School Management offered by UFSM - Federal University of Santa Maria articulating with the reflection on the school context where the researcher works as a teacher. The aim of such analyzes is to promote the school community listens to provide subsidies for the improvement of the actions developed and foster discussion about the effective and citizen of the school community participation. We see that the challenge posed school management is to promote listening such subjects leveraging it through actions in which they can expand their participation in decision-making in and for the community. One of the points highlighted in the study was the realization of anthropological studies aimed at boosting this listening time providing teachers the opposite direction from the usual: teachers will the homes of the students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectSchooleng
dc.titleA atuação da gestão escolar na articulação entre família e escola no contexto de Novo Hamburgo - RSpor
dc.title.alternativeThe performance of school management on the relationship between family and school In the context of Novo Hamburgo - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo busca investigar a atuação da gestão escolar na articulação entre família e escola a partir de uma pesquisa realizada no contexto de uma escola pública de Novo Hamburgo – RS. Tal temática foi escolhida a partir de estudos realizados no decorrer do Curso de Especialização em Gestão Escolar ofertado pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria articulando com a reflexão acerca do contexto escolar onde a pesquisadora atua enquanto docente. O objetivo de tais análises é a promoção da escuta da comunidade escolar a fim de fornecer subsídios para o aprimoramento das ações desenvolvidas e fomentar a discussão acerca da participação efetiva e cidadã da comunidade escolar. Vemos que o desafio posto a gestão escolar consiste em promover a escuta de tais sujeitos potencializando-a mediante ações nas quais possam ampliar sua participação na tomada de decisões na e para a coletividade. Um dos pontos destacados no estudo foi a realização da pesquisa socioantropológica que visa potencializar este momento de escuta proporcionando aos professores o caminho inverso do habitual: os professores vão as casas dos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto