Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM
Abstract
O presente estudo refere-se à construção do Trabalho Final de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), gerado pelo interesse em torno da investigação e identificação sobre as memórias emergentes da trajetória inicial acadêmica e, da formação continuada que foram significativas a minha constituição docente. Tal trabalho tem como objetivo geral refletir sobre as memórias emergentes da trajetória inicial acadêmica e da formação continuada que foram significativas a minha constituição docente. Os desdobramentos desta intenção, de forma específica são: rememorar os significados da trajetória pessoal e, profissional bem como a influência na constituição docente ao longo da formação inicial no curso de pedagogia; compreender as contribuições dos saberes disciplinares do curso de especialização em gestão educacional da UFSM para a formação docente; estudar as possibilidades teórico-metodológicas que tratam das reflexões (auto)biográficas. Para tanto, o caminho metodológico da pesquisa apresenta abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico aliado ao método de história oral na categoria (auto)biográfica de onde emergem as memórias que tangenciam a investigação. Sendo que face aos resultados obtidos neste estudo, é possível argumentar favoravelmente em relação aos processos formativos que contemplam a reflexão e autodescoberta que permitiram um encontro com os conhecimentos pessoais, profissionais e acadêmicos constituídos ao longo da trajetória inicial acadêmica e da formação continuada que significaram na minha constituição docente.
Collections
- Gestão Educacional [292]
The following license files are associated with this item: