A avaliação institucional participativa instrumento estratégico de gestão: impactos e possibilidades de reflexão sobre a prática escolar
Abstract
Este trabalho trata da interlocução entre Avaliação Institucional e gestão escolar na perspectiva processual de qualidade da educação básica, com destaque para a avaliação participativa e democrática, como possibilidade coletiva de articulação das ações e relações humanas. O objetivo geral consiste em analisar e compreender a Avaliação Institucional participativa como um instrumento estratégico de gestão escolar, considerando os impactos e possibilidades de reflexão sobre a prática escolar visando à melhoria da educação básica através dos princípios democráticos. A metodologia é qualitativa descritiva do tipo estudo de campo, tendo como instrumento de pesquisa de campo, coleta de dados, observação participante, e questionário. O campo de observação constitui-se de uma escola pública municipal, de Não Me Toque, Rio Grande do Sul (RS). A análise, interpretação e informações, pautaram-se a partir da discussão e triangulação dos dados obtidos no estudo. O referencial teórico baseou-se na perspectiva de autores que tratam de temas como: Avaliação Institucional; gestão escolar e democrática; avaliação participativa e qualidade educacional. Destacam-se: Belloni Belloni (2003); Fernandes (2002); Lück (2012); Libâneo (2004); Dias Sobrinho (1995), entre outros. Conclui-se que, no processo de Avaliação Institucional, a avaliação e colaboração participativa possibilita transformação da prática e impacta nos resultados de gestão escolar. Sendo que, a Avaliação Institucional, quando planejada e articulada com os recursos pedagógicos, financeiro e administrativo é um potente instrumento estratégico de gestão fomentando princípios para a construção de gestão democrática e qualidade da educação básica.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [950]
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