A educação ambiental na formação e atuação dos professores de um colégio estadual no município de Catuípe - RS
Resumo
A legislação brasileira prevê que todos têm direito a educação ambiental (EA). Desen-volver nas escolas uma EA centrada na formação de sujeitos críticos, capazes de efetuar uma leitura de mundo contextualizada, histórica, social, política e econômica é fundamental para a construção de uma sociedade sustentável. Este estudo busca avaliar, a partir da aplicação de um questionário, a formação e o preparo dos professores, das diferentes áreas do conhecimen-to, atuantes do Colégio Estadual Catuípe (CEC), para trabalhar EA com os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A análise das respostas apontou que a EA é trabalhada por mais da metade dos professores do CEC, garantindo momentos de discussão sobre a realidade socioambiental, visando principalmente a mudança de atitudes e hábitos, apesar de 60% deles não ter passado por essa abordagem durante sua graduação. Observou-se que as práticas pe-dagógicas abrangendo EA são pontuais, em sua maioria, e repercutem os processos de forma-ção dos professores. Por outro lado, destacamos o empenho por parte de muitos deles para garantir aos seus alunos o acesso a esse conhecimento. Todos os docentes entrevistados se preparam para trabalhar EA, sendo que a maioria participou de algum curso de formação con-tinuada que tratou do tema. Conclui-se que a escola pesquisada está no início de um processo de compreensão das questões da EA e que é preciso evoluir. São necessários investimentos na formação dos professores, nas condições físicas e estruturais nas escolas, em material didáti-co, e principalmente na valorização do profissional da educação.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
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