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dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorFerrazza, Tamires
dc.date.accessioned2019-11-01T15:03:26Z
dc.date.available2019-11-01T15:03:26Z
dc.date.issued2014-12-19
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18744
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe brasilian legislation to predict that all the people have to be entitled environmental education. Develop a environmental education in school focused in training critical people, capable to effect reading the world in context historic, social, politic and economic are fun-damental to build a sustainable society. This study objective are assess, using questions, the vocational training and preparation that teachers, of different field knowledge, that work in the state school Catuípe, for approach environmental education with student of basic educa-tion. The analysis of answers show that for teachers half are working environmental education in state school Catuípe, providing debate moments about reality environmental, primarily aimed at changing attitudes and habits, although 60% of them haven’t had this approach dur-ing his graduation. It was observed that the pedagogical practices involving environmental education are punctual and reflex the processes of teacher training. On the other hand, we pointed out the determination by many to provide for students the access to this knowledge. All teachers interviewed are prepared to work environmental education, most of whom partic-ipated some continuing education course that dealt with the topic. It is concluded that the school researched is at the beginning of a process of understanding of issues of environmental education and that must evolve. Investments are needed in teacher training, in the physical and structural conditions of school, in courseware and especially the appreciation of profes-sional education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectTeacherseng
dc.titleA educação ambiental na formação e atuação dos professores de um colégio estadual no município de Catuípe - RSpor
dc.title.alternativeThe environmental education in the vocational training and performance that teachers of a state school in the city Catuípe - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA legislação brasileira prevê que todos têm direito a educação ambiental (EA). Desen-volver nas escolas uma EA centrada na formação de sujeitos críticos, capazes de efetuar uma leitura de mundo contextualizada, histórica, social, política e econômica é fundamental para a construção de uma sociedade sustentável. Este estudo busca avaliar, a partir da aplicação de um questionário, a formação e o preparo dos professores, das diferentes áreas do conhecimen-to, atuantes do Colégio Estadual Catuípe (CEC), para trabalhar EA com os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A análise das respostas apontou que a EA é trabalhada por mais da metade dos professores do CEC, garantindo momentos de discussão sobre a realidade socioambiental, visando principalmente a mudança de atitudes e hábitos, apesar de 60% deles não ter passado por essa abordagem durante sua graduação. Observou-se que as práticas pe-dagógicas abrangendo EA são pontuais, em sua maioria, e repercutem os processos de forma-ção dos professores. Por outro lado, destacamos o empenho por parte de muitos deles para garantir aos seus alunos o acesso a esse conhecimento. Todos os docentes entrevistados se preparam para trabalhar EA, sendo que a maioria participou de algum curso de formação con-tinuada que tratou do tema. Conclui-se que a escola pesquisada está no início de um processo de compreensão das questões da EA e que é preciso evoluir. São necessários investimentos na formação dos professores, nas condições físicas e estruturais nas escolas, em material didáti-co, e principalmente na valorização do profissional da educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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