Educação ambiental e a sustentabilidade da cadeia apícola de Santa Maria/RS
Abstract
O estudo em foco traz uma reflexão crítica sobre a educação ambiental dentro de uma
visão interdisciplinar e transversal, e a governança sustentável da cadeia apícola, com uma
abordagem sistêmica e integrada. Pode-se considerar a temática como emergente, que exige
na fase de transição da produção convencional para orgânica, inovação, criatividade, e uma
nova racionalidade nas relações homem-natureza. O método quali-quantitativo foi utilizado
para efetuar essa investigação teórica-reflexiva. Os dados foram obtidos através de pesquisa
secundária e primária. Sabe-se que as abelhas têm um papel crucial e indispensável na
prestação de serviços ambientais, garantindo os ativos e mitigando os passivos dos
ecossistemas. A consciência ambiental é um pré-requisito para um novo paradigma no pensar
e no agir na cadeia apícola, assim, vinculada à visão multidimensional da sustentabilidade. A
gestão da cadeia apícola sustentável supõe uma concepção prospectiva conjuntural e
estrutural, com ações locais, diante de um mundo em que as exigências na conformidade dos
produtos, as oportunidades de mercado e as consequências sociais e ambientais são
globalizáveis. Tal fato exige cooperação, coesão e posicionamento mais ousado e visionário,
por parte setor público e privado no enfoque da questão em estudo.
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- Educação Ambiental [186]
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