dc.contributor.advisor | Silveira, Djalma Dias da | |
dc.creator | Bellinaso, João Alberto | |
dc.date.accessioned | 2019-11-01T15:20:01Z | |
dc.date.available | 2019-11-01T15:20:01Z | |
dc.date.issued | 2014-12-17 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18745 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The study brings into focus a critical reflection on environmental education within an
interdisciplinary and cross-sectional view, and sustainable governance of beekeeping chain,
with a systemic and integrated approach. Can be considered as an emerging theme, which
requires the transition from conventional to organic production, innovation, creativity, and a
new rationality in human- nature relations. The qualitative and quantitative method was used
to make these theoretical - reflective inquiry. The data were obtained using primary and
secondary research. It is known that bees play a crucial and indispensable role in providing
environmental services, ensuring the assets and liabilities mitigating the ecosystem.
Environmental awareness is a prerequisite for a new paradigm in thinking and acting in
beekeeping chain, thus linked to the multidimensional view of sustainability. The
management of sustainable beekeeping chain involves a cyclical and structural prospective
design, with local actions in front of a world in which the requirements in the conformity of
products, market opportunities, social and environmental consequences are globalized . This
fact requires cooperation, cohesion and more daring and visionary positioning, by public and
private sector in approach to the issue under study. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ecossistema | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Cadeia agropecuária | por |
dc.subject | Apicultura | por |
dc.subject | Ecosystem | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Sustainability | eng |
dc.subject | Agricultural chain | eng |
dc.subject | Beekeeping | eng |
dc.title | Educação ambiental e a sustentabilidade da cadeia apícola de Santa Maria/RS | por |
dc.title.alternative | Environmental education end the sustainability the Beekeeping chain of Santa Maria/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | O estudo em foco traz uma reflexão crítica sobre a educação ambiental dentro de uma
visão interdisciplinar e transversal, e a governança sustentável da cadeia apícola, com uma
abordagem sistêmica e integrada. Pode-se considerar a temática como emergente, que exige
na fase de transição da produção convencional para orgânica, inovação, criatividade, e uma
nova racionalidade nas relações homem-natureza. O método quali-quantitativo foi utilizado
para efetuar essa investigação teórica-reflexiva. Os dados foram obtidos através de pesquisa
secundária e primária. Sabe-se que as abelhas têm um papel crucial e indispensável na
prestação de serviços ambientais, garantindo os ativos e mitigando os passivos dos
ecossistemas. A consciência ambiental é um pré-requisito para um novo paradigma no pensar
e no agir na cadeia apícola, assim, vinculada à visão multidimensional da sustentabilidade. A
gestão da cadeia apícola sustentável supõe uma concepção prospectiva conjuntural e
estrutural, com ações locais, diante de um mundo em que as exigências na conformidade dos
produtos, as oportunidades de mercado e as consequências sociais e ambientais são
globalizáveis. Tal fato exige cooperação, coesão e posicionamento mais ousado e visionário,
por parte setor público e privado no enfoque da questão em estudo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |