dc.contributor.advisor | Oesterreich, Frankiele | |
dc.creator | Rossi, Daniele | |
dc.date.accessioned | 2019-11-05T11:55:03Z | |
dc.date.available | 2019-11-05T11:55:03Z | |
dc.date.issued | 2014-12-18 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18794 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Digital media are fully inserted into the daily activities of the generation Z, this
generation, made up of people that were born from the 2000s on; they are also
known as digital natives (GABRIEL, 2013). For the use of these media in the
classroom, it is necessary to be addressed and analyzed the possibilities of work by
the teachers in a deep and transformative way, until the point of drawing up new
teaching methodologies. This way, the study investigated the use of mobile devices
and digital media at the Educational Center SETREM – Três de Maio, in order to
identify possible parameters of teaching learning processes of generation Z in this
context. Throughout a qualitative and quantitative research aimed to comprehension
of the organizational situation in the classroom environment, being related to the
application of digital media, with this procedure it was adopted the case study,
which was carried out a questionnaire in which the resulting data were analyzed. It
was concluded that digital technology are present in the classroom and it should
rather be used for education and the teacher is no longer the holder of knowledge,
but rather, a mediated connector with research and new knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mídias digitais | por |
dc.subject | Pesquisa | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.title | Mídias digitais e utilização de tecnologias móveis na educação da geração Z | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | As mídias digitais estão totalmente inseridas nas atividades diárias da geração Z,
geração esta, formada por pessoas nascidas a partir da década de 2000, também
conhecidos como nativos digitais (GABRIEL, 2013). Para a utilização dessas mídias
em sala de aula, precisam ser trabalhadas e analisadas as possibilidades de trabalho
pelos professores de maneira profunda e transformadora, a ponto de elaborar novas
metodologias de ensino. Deste modo, o estudo investigou a utilização dos
dispositivos móveis e mídias digitais no ambiente escolar da Sociedade Educacional
Três de Maio - SETREM, a fim de identificar possíveis parâmetros aos processos de
ensino aprendizagem da geração Z neste contexto. Através de uma pesquisa qualiquantitativa
buscou-se a compreensão, da situação organizacional do ambiente de
sala de aula, quanto à aplicação das mídias digitais, com procedimento foi adotado o
estudo de caso, em que se realizou a aplicação de um questionário, onde os dados
resultantes foram analisados. Concluiu-se que as tecnologias digitais estão presentes
em sala de aula e devem sim ser utilizadas a favor da educação e, o professor não é
mais o detentor do saber, mas sim, um mediador de conexões com a pesquisa e
novos conhecimentos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |