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dc.contributor.advisorWinck, Ana Trindade
dc.creatorRighes, Patrícia Wesz
dc.date.accessioned2019-11-05T13:45:21Z
dc.date.available2019-11-05T13:45:21Z
dc.date.issued2014-12-20
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18800
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractAccording to the students, chemistry uses to be on of the most difficult subjects to be learned, since it requires a high memorization about concepts and formula. Aiming at finding out alternatives to minimize this effect, we have incorporate ITCs as a new way to teach molecular geometry, analysing how such a technology can contribute to the teaching-learning process. The methodology to develop this research is quali-quantitative and exploratory, made by means of pre and post-tests applied before and after using a molecules simulator. Obtained results were tabulated and analysed according to statistic measures, which verified the use of ITCs can leverage the molecular geometry teaching in chemistry classes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectGeometria molecularpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectICT (Technologies of Information and Communication)eng
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectMolecular geometryeng
dc.titleO ensino de geometria molecular mediado pelas tecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Faxinal do Soturno, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoA química sempre foi eleita pelos estudantes como uma das disciplinas mais difíceis, pois exige muita memorização de conceitos e fórmulas. Com o objetivo de buscar alternativas que minimizassem esse efeito, incorporamos as TICs ao ensino de geometria molecular e analisamos as contribuições que o uso dessas tecnologias pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia para a realização desta pesquisa foi quali-quantitativa e exploratória, realizada através de pré e pós-testes aplicados antes e depois da utilização de um simulador de moléculas. Os resultados obtidos foram tabulados e analisados de acordo com medidas estatísticas, onde comprovamos que o uso das TICs potencializa o ensino de geometria molecular em aulas de química.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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