dc.contributor.advisor | Winck, Ana Trindade | |
dc.creator | Righes, Patrícia Wesz | |
dc.date.accessioned | 2019-11-05T13:45:21Z | |
dc.date.available | 2019-11-05T13:45:21Z | |
dc.date.issued | 2014-12-20 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18800 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | According to the students, chemistry uses to be on of the most difficult subjects to be learned, since it requires a high memorization about concepts and formula. Aiming at finding out alternatives to minimize this effect, we have incorporate ITCs as a new way to teach molecular geometry, analysing how such a technology can contribute to the teaching-learning process. The methodology to develop this research is quali-quantitative and exploratory, made by means of pre and post-tests applied before and after using a molecules simulator. Obtained results were tabulated and analysed according to statistic measures, which verified the use of ITCs can leverage the molecular geometry teaching in chemistry classes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Ensino de química | por |
dc.subject | Geometria molecular | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | ICT (Technologies of Information and Communication) | eng |
dc.subject | Chemistry teaching | eng |
dc.subject | Molecular geometry | eng |
dc.title | O ensino de geometria molecular mediado pelas tecnologias de informação e comunicação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Faxinal do Soturno, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A química sempre foi eleita pelos estudantes como uma das disciplinas mais difíceis, pois exige muita memorização de conceitos e fórmulas. Com o objetivo de buscar alternativas que minimizassem esse efeito, incorporamos as TICs ao ensino de geometria molecular e analisamos as contribuições que o uso dessas tecnologias pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia para a realização desta pesquisa foi quali-quantitativa e exploratória, realizada através de pré e pós-testes aplicados antes e depois da utilização de um simulador de moléculas. Os resultados obtidos foram tabulados e analisados de acordo com medidas estatísticas, onde comprovamos que o uso das TICs potencializa o ensino de geometria molecular em aulas de química. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |