Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorRedin, Ezequiel
dc.date.accessioned2019-11-06T14:18:14Z
dc.date.available2019-11-06T14:18:14Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18818
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe article aims to analyze the educational policies of access to higher education, recently introduced in Brazil in particular, the Programa Universidade para Todos (Prouni) and relations with rural youth, economically a disadvantage. The information used refer to the institutional data from the federal government and the reflections on rural youth, scholars, based in the Territory Centro-Serra, Rio Grande do Sul. The analysis includes the understandings on access to higher education for rural youth based on incentive policies for higher education in private institutions. The study identified that the Prouni provided an opportunity to the rural youth attend higher education in private educational institutions, however, the majority of rural youth remains in marginal condition in access to educational policy, mainly by the cultural capital inherited from peasant condition that the habit of reading, access to books and dedication to studies is in a duel with work in the fields, fundamental strategy to maintain social reproduction of rural families. The Prouni is, to some extent, the universalization and democratization of access to higher education at the regional level, which provided the qualification portion of rural youth keeping their ties with the territory and strengthening the cultural capital. However, education policy is invisible to the social category and insufficient to provide broad access to rural youth and youth in general that demands higher skill levels.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIES (Instituto de Ensino Superior)por
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectJuventude ruralpor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectRural youtheng
dc.subjectEducational policieseng
dc.titlePolíticas educacionais e juventude rural no ensino superiorpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO artigo objetiva analisar as políticas educacionais de acesso ao ensino superior, recentemente instituídas no Brasil, em especial, o Programa Universidade para Todos (Prouni) e as relações com a juventude rural, hipossuficiente economicamente. As informações usadas referem-se aos dados institucionais do poder público federal e as reflexões sobre os jovens rurais, bolsistas, com base no Território Centro-Serra, Rio Grande do Sul. A análise contempla as compreensões sobre o acesso ao ensino superior pela juventude rural com base nas políticas de incentivo ao ensino superior nas instituições privadas. O estudo possibilitou identificar que o Prouni proporcionou uma oportunidade à juventude rural cursar ensino superior em instituições de ensino particulares, porém, a maioria dos jovens rurais ainda permanece em condição marginal no acesso a política educacional, principalmente, pelo capital cultural herdado da condição camponesa em que o hábito da leitura, do acesso a livros e da dedicação aos estudos encontra-se num duelo com o trabalho na roça, estratégia fundamental para manter a reprodução social da família rural. O Prouni representa, em certa medida, a universalização e a democratização ao acesso ao ensino superior em nível regional, o que proporcionou a qualificação profissional de parcela da juventude rural mantendo seus laços com o território e fortalecendo o capital cultural. Porém, a política educacional é invisível à categoria social e insuficiente para proporcionar amplo acesso aos jovens rurais e a juventude em geral que demanda qualificação de nível superior.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto