dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira | |
dc.creator | Redin, Ezequiel | |
dc.date.accessioned | 2019-11-06T14:18:14Z | |
dc.date.available | 2019-11-06T14:18:14Z | |
dc.date.issued | 2015-12-15 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18818 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The article aims to analyze the educational policies of access to higher
education, recently introduced in Brazil in particular, the Programa Universidade para
Todos (Prouni) and relations with rural youth, economically a disadvantage. The information
used refer to the institutional data from the federal government and the reflections on rural
youth, scholars, based in the Territory Centro-Serra, Rio Grande do Sul. The analysis
includes the understandings on access to higher education for rural youth based on incentive
policies for higher education in private institutions. The study identified that the Prouni provided an opportunity to the rural youth attend higher education in private educational
institutions, however, the majority of rural youth remains in marginal condition in access to
educational policy, mainly by the cultural capital inherited from peasant condition that the
habit of reading, access to books and dedication to studies is in a duel with work in the fields,
fundamental strategy to maintain social reproduction of rural families. The Prouni is, to some
extent, the universalization and democratization of access to higher education at the regional
level, which provided the qualification portion of rural youth keeping their ties with the
territory and strengthening the cultural capital. However, education policy is invisible to the
social category and insufficient to provide broad access to rural youth and youth in general
that demands higher skill levels. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | IES (Instituto de Ensino Superior) | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Juventude rural | por |
dc.subject | Políticas educacionais | por |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Rural youth | eng |
dc.subject | Educational policies | eng |
dc.title | Políticas educacionais e juventude rural no ensino superior | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | O artigo objetiva analisar as políticas educacionais de acesso ao ensino
superior, recentemente instituídas no Brasil, em especial, o Programa Universidade para
Todos (Prouni) e as relações com a juventude rural, hipossuficiente economicamente. As
informações usadas referem-se aos dados institucionais do poder público federal e as
reflexões sobre os jovens rurais, bolsistas, com base no Território Centro-Serra, Rio Grande
do Sul. A análise contempla as compreensões sobre o acesso ao ensino superior pela
juventude rural com base nas políticas de incentivo ao ensino superior nas instituições
privadas. O estudo possibilitou identificar que o Prouni proporcionou uma oportunidade à
juventude rural cursar ensino superior em instituições de ensino particulares, porém, a maioria
dos jovens rurais ainda permanece em condição marginal no acesso a política educacional,
principalmente, pelo capital cultural herdado da condição camponesa em que o hábito da
leitura, do acesso a livros e da dedicação aos estudos encontra-se num duelo com o trabalho
na roça, estratégia fundamental para manter a reprodução social da família rural. O Prouni
representa, em certa medida, a universalização e a democratização ao acesso ao ensino
superior em nível regional, o que proporcionou a qualificação profissional de parcela da
juventude rural mantendo seus laços com o território e fortalecendo o capital cultural. Porém,
a política educacional é invisível à categoria social e insuficiente para proporcionar amplo
acesso aos jovens rurais e a juventude em geral que demanda qualificação de nível superior. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |