Rede de unidades de observação pedagógica: instrumento para a qualificação da ação do técnico no programa de ATES
Resumo
O estado do Rio Grande do Sul possui cerca de 336 Projetos de Assentamentos, os quais ocupam uma área próxima a 290.000 hectares, beneficiando em torno de 12.000 famílias. Para garantir o processo de desenvolvimento dos beneficiários desta política pública, o governo federal cria em 2004 o Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES), destinada exclusivamente a famílias beneficiarias da reforma agrária em Projetos de Assentamentos. Desde sua criação o programa de ATES vem sendo aperfeiçoado, através de conselhos regionais e estaduais de ATES, sendo composto por representantes dos PAs e de entidades envolvidas no programa. Uma das demandas do conselho estadual da ATES foi a criação de um sistema que possibilitasse gerar informações qualificadas sobre os PAs, sendo criado em 2012 o Sistema Integrado de Gestão da ATES/RS (SIGRA) e, para efetivamente se ter diagnósticos dos sistemas de produtivos, a Rede de Unidades de Observação Pedagógica (RUOP) a qual encontra-se em processo de consolidação. A RUOP é formada por mais de 100 unidades de observação pedagógica (UOP), que são unidades de produção agrícolas representativas dos principais sistemas de produção agrícola dos assentamentos do RS, cinco destas no Núcleo Operacional de ATES de Júlio de Castilhos. As UOPs estão sendo acompanhadas há três anos, gerando indicadores técnicos e econômicos que permitem avaliar a capacidade de reprodução social. Estes indicadores estão subsidiando os planos de intervenções que são propostos para essas propriedades rurais e isso têm permitido a qualificação da ação técnica para estas famílias.
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