dc.contributor.advisor | Maixner, Adriano Rudi | |
dc.creator | Portella, Thiago Vinícius | |
dc.date.accessioned | 2019-11-07T13:20:53Z | |
dc.date.available | 2019-11-07T13:20:53Z | |
dc.date.issued | 2015-07-14 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18833 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The state of Rio Grande do Sul has approximately 336 Settlement Projects, which occupy an area close to 290,000 hectares, benefiting around 12,000 families. To ensure the development process of the beneficiaries of this public policy, the federal government created in 2004 the Technical Assistance Program, Social and Environmental agrarian reform (ATES), aimed exclusively at families beneficiaries of land reform in Settlement Projects. Since its inception the ATES program has been enhanced through regional and state boards of ATES, comprising representatives of PAs and entities involved in the program. One of the demands of the state board of ATES was to create a system that would enable generate qualified information on PAs, being created in 2012 the Integrated Management of ATES / RS (SIGRA) and, to effectively have diagnoses of productive systems the Pedagogical Note Units Network (RUOP) which is undergoing consolidation. The RUOP consists of more than 100 educational observation units (UOP), which are representative agricultural production units of the main agricultural production systems of the RS settlements, five of the Operational Nucleus of ATES Julio de Castilhos. The UOPs are being followed for three years, generating technical and economic indicators for assessing the ability of social reproduction. These indicators are subsidizing the plans of interventions that are proposed for these farms and this has allowed the qualification of technical action for these families. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Extensão rural | por |
dc.subject | Ferramenta | por |
dc.subject | Método | por |
dc.subject | Agricultura familiar | por |
dc.subject | SIGRA (Sistema Integrado de Gestão da ATES/RS) | por |
dc.subject | RUOP (Rede de Unidades de Observação Pedagógica) | por |
dc.subject | Rural extension | eng |
dc.subject | Tool | eng |
dc.subject | Method | eng |
dc.subject | Family farming | eng |
dc.title | Rede de unidades de observação pedagógica: instrumento para a qualificação da ação do técnico no programa de ATES | por |
dc.title.alternative | Pedagogic observation units network: instrument for qualification of technical action in ‘ATES’ program | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo | por |
dc.description.resumo | O estado do Rio Grande do Sul possui cerca de 336 Projetos de Assentamentos, os quais ocupam uma área próxima a 290.000 hectares, beneficiando em torno de 12.000 famílias. Para garantir o processo de desenvolvimento dos beneficiários desta política pública, o governo federal cria em 2004 o Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES), destinada exclusivamente a famílias beneficiarias da reforma agrária em Projetos de Assentamentos. Desde sua criação o programa de ATES vem sendo aperfeiçoado, através de conselhos regionais e estaduais de ATES, sendo composto por representantes dos PAs e de entidades envolvidas no programa. Uma das demandas do conselho estadual da ATES foi a criação de um sistema que possibilitasse gerar informações qualificadas sobre os PAs, sendo criado em 2012 o Sistema Integrado de Gestão da ATES/RS (SIGRA) e, para efetivamente se ter diagnósticos dos sistemas de produtivos, a Rede de Unidades de Observação Pedagógica (RUOP) a qual encontra-se em processo de consolidação. A RUOP é formada por mais de 100 unidades de observação pedagógica (UOP), que são unidades de produção agrícolas representativas dos principais sistemas de produção agrícola dos assentamentos do RS, cinco destas no Núcleo Operacional de ATES de Júlio de Castilhos. As UOPs estão sendo acompanhadas há três anos, gerando indicadores técnicos e econômicos que permitem avaliar a capacidade de reprodução social. Estes indicadores estão subsidiando os planos de intervenções que são propostos para essas propriedades rurais e isso têm permitido a qualificação da ação técnica para estas famílias. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |