A formação inicial e continuada em educação física e a preparação para a função de gestor(a)
Abstract
A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior do Município
de Santa Rosa/RS com os professores da Graduação Licenciatura em
Educação Física, tendo como abordagem principal analisar a prática
pedagógica dos Professores de Educação Física no âmbito da gestão
educacional. Com isso, esta pesquisa pode ser considerada como estudo de
caso, descritivo de cunho qualitativo. Teve como objetivo verificar qual a
relevância de um curso de graduação sólida e de qualidade para o futuro
profissional e conseguinte a importância da formação continuada; analisar
qual a necessidade emergente para se fortalecer a educação formal, para o
exercício da cidadania; averiguar qual trabalho esta sendo desenvolvido no
sentido de preparar e qualificar acadêmicos para assumirem cargos de
direção, coordenação e gestão em seus prováveis locais de trabalho
(escolas). Para analise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de
conteúdo, a partir de categorias de análise, todos os dados foram levados
em consideração. Os resultados indicaram que: os professores consideram
de extrema importância o trabalho do gestor, o mesmo deve ser crítico,
reflexível, flexível e democrático. Discordaram sobre a preparação de
acadêmicos nos cursos de formação para assumirem cargos na gestão
escolar. Segundo a coleta de dados, pode-se perceber o quanto a formação
inicial está carente de conceitos, teorias e práticas pedagógicas que
garantam a efetivação de um estudo na área da gestão educacional.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: