Gestão democrática: mecanismos de participação
Abstract
A presente monografia de Especialização em Gestão Educacional apresenta como tema central a Gestão Democrática. Dessa forma, a investigação foi acerca dos mecanismos de participação. Este trabalho tem como característica ser um estudo de caso, levando em conta alguns objetivos como: Estudar a Gestão Democrática e seus princípios; investigar as formas de participação; avaliar o projeto político pedagógico da escola selecionada e analisar a sua importância para a realização de uma gestão democrática conhecendo a opinião dos professores de uma escola estadual. Primeiramente foram delimitados os assuntos que envolvem o tema gerador, sendo eles: Histórico da Gestão Democrática e seus princípios, Políticas Públicas e a Gestão Democrática da Educação, Contribuições da Gestão Democrática para o ensino, Conhecimento do PPP da escola analisada. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa com coleta de dados com os professores efetivos que trabalham na escola, tendo como instrumento o questionário. Após, foram analisadas as respostas, fazendo um paralelo com o referencial teórico, usando como metodologia a análise das questões. Os resultados apontados demonstram que a Escola Estadual de Ensino Médio de Tio Hugo, possui e dá espaço aos órgãos democratizadores da escola, fazendo uma parceria nas atividades escolares e nas tomadas de decisões, estando exercendo a democracia neste ambiente.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: