dc.contributor.advisor | Temp, Haury | |
dc.creator | Carvalho, Viviani Fátima | |
dc.date.accessioned | 2019-11-08T13:08:01Z | |
dc.date.available | 2019-11-08T13:08:01Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18853 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This research has as its central theme the importance of school routine in early childhood education , emphasizing the educational reality of a Preschool in the city of Serafina Corrêa , Brazil. You can tell that the school routine is a pedagogical tool that teachers can use in the classroom as a methodological technique in learning since the routine will aim to facilitate child development. Regarding the methodology that justified this qualitative research was to instrument observations and the application of printed questionnaires . These issues were applied to eight teachers from public schools , which was intended to identify the understanding that the teachers have about the school routines . Also to point out which are the routines used by them and identify the importance that the routines have in the educational process in nursery classes, nursery and garden. From the data collected showed that the teachers follow two types of routines , which were seen as weekly and daily routines. Each class observed following a sequence of activities related to school routine , but the main feature that differentiates them in the aspects of types of routine tasks varies greatly by the needs generated by the child and every age group. At the end of this work it was found that these recurring actions of everyday school routine calls may assist in child development providing autonomy and promoting feelings of security in relation to the school environment and children's learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Rotina escolar | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Routine school | eng |
dc.subject | Clid | eng |
dc.title | A impôrtancia da rotina escolar na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The importance of school routine in education child | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Serafina Corrêa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta como tema central a importância da rotina escolar na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma Escola de Educação Infantil no Município de Serafina Corrêa, RS. É possível dizer que a rotina escolar é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnica metodológica na aprendizagem visto que a rotina terá como objetivo facilitar o desenvolvimento infantil. Quanto à metodologia que fundamentou esta pesquisa qualitativa, teve como instrumento observações e a aplicação de questionários. Participaram do estudo oito professoras da rede municipal de ensino, que teve como objetivos identificar a compreensão que as professoras têm sobre as rotinas escolares apontando ainda quais são as rotinas utilizadas por elas e identificar a importância que as mesmas representam no processo educacional nas classes de berçário, maternal e jardim . A partir dos dados coletados observou-se que as professoras seguem dois tipos de rotinas, sendo elas vistas como rotinas diárias e semanais. Cada turma observada segue uma sequência de atividades relacionadas à rotina escolar, mas a principal característica que as diferencia nos aspectos de tipos de tarefas de rotina varia muito pelas necessidades geradas pela criança e a cada faixa etária. Ao término deste trabalho constatou-se que estas ações recorrentes do dia a dia chamadas de rotina escolar poderão auxiliar no desenvolvimento infantil proporcionando autonomia e promovendo sentimentos de segurança no que diz respeito ao ambiente escolar e o aprendizado das crianças. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |