dc.contributor.advisor | Katzer, Juliana Izabel | |
dc.creator | Cauduro, Tharles Gabriele | |
dc.date.accessioned | 2019-11-08T13:29:42Z | |
dc.date.available | 2019-11-08T13:29:42Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18855 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study dealt with the vision of the classes of Physical Education by Teachers other areas of basic education. Had as objective to analyze what the teachers' view of other areas of the basic education of physical education classes. Therefore, we sought of ambit qualitative and interpretive descriptive the method to build this research. The data analysis was realized by triangulation of results guaranteed by the credibility and reliability of the data. Two categories were found (The vision of teachers; The role of the teacher’s Physical Education) and two sub-categories (contribution of physical education teacher; Contents developed in Physical Education classes). On the vision of teachers from other areas on the contribution of physical education with other disciplines. On the teachers' view of other areas with respect the contribution of physical education with other disciplines. Five (5) teachers (P1, P4, P7, P8 and P9) mentioned that Physical Education is like any other discipline, explaining its real importance. The other teachers (D1, P2, P3, P5 and P6) related more about the importance of discipline for students, not the perspective that this discipline has when compared to other disciplines. The other teachers (D1, P2, P3, P5 and P6) related more about the importance of discipline for students, not the perspective that this discipline has when compared to other disciplines. As for the knowledge that teachers from other areas have about the Physical Education were somehow, very satisfying. All teachers have a very positive vision for the Physical Education as school integration. And looking to understand how the professional work of physical education can contribute to students' lives, or D1, P4, P5, P7 and P8 the students improve their vision and thinking ahead to this discipline. In view of P3, many students can combat obesity, because in his opinion, is a factor that generates discrimination in groups. In the P1's view, we notes that she has a totally focused vision for the bachelor. And for P6 and P9, the development of skills is the main function of the discipline. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física - licenciatura | por |
dc.subject | Visão dos professores | por |
dc.subject | Ensino fundamental | eng |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Physics degree education | eng |
dc.subject | Teachers’ view | eng |
dc.subject | Basic education | eng |
dc.subject | Physical education educational | eng |
dc.subject | Formation of teachers | eng |
dc.title | Visão das aulas de educação física pelos professores de outras áreas do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | The vision of physical education classes by teachers from other large areas of elementary school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmeira das Missões, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tratou da Visão das Aulas de Educação Física pelos Professores de outras Áreas do Ensino Fundamental. Teve como objetivo, analisar qual a visão dos professores de outras áreas do ensino fundamental das aulas de Educação Física Escolar. Para tanto, buscou-se no âmbito qualitativo e descritivo interpretativo o método para construir essa investigação. A análise dos dados foi realizada através da triangulação dos resultados garantidos pela credibilidade e fidedignidade dos dados. Foram encontradas duas categorias (A visão dos professores; O papel do professor de Educação Física) e duas subcategorias (Contribuição do professor de Educação Física; Conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física). Referente à visão dos professores de outras áreas no que diz com respeito à contribuição da Educação Física com as outras disciplinas. Cinco (5) professores (P1, P4, P7, P8 e P9) mencionaram que a disciplina de Educação Física é como qualquer outra disciplina, explicando a sua real importância. Os demais professores (D1, P2, P3, P5 e P6) relacionaram mais sobre a importância da disciplina para os alunos, e não a perspectiva que essa disciplina tem quando comparada às outras disciplinas. Quanto aos conhecimentos que os professores de outras áreas têm sobre a Educação Física foram de certa forma, muito gratificante. Todos os professores têm uma visão muito positiva quanto a Educação Física como inserção escolar. E buscando compreender de que modo o trabalho do profissional da Educação Física pode contribuir para a vida dos alunos, para D1, P4, P5, P7 e P8 os alunos melhoram sua visão e pensamento frente a essa disciplina. Na visão da P3, muitos alunos conseguem combater a obesidade, pois em sua opinião, é um fator que gera descriminação nos grupos. Já na visão de P1, constata-se que ela tem uma visão totalmente voltada para o bacharel. E para P6 e P9, o desenvolvimento de habilidades é a principal função da disciplina. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |